TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS IV

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Prof.ª Kátia Scalla

Fernanda Camilo das Neves Coelho RA 9904003920

Flávia Gomes Scarassati RA 8763155331

Jéssica Prudêncio RA 1299264781

Thaís da Silva Lima Santana RA 9904008743

SANTO ANDRÉ/SP

29/10/2015

SUMÁRIO

1. Introdução.................................................................................................................3

2. Utilidade da Pesquisa Salarial..................................................................................4

3. Tipos de Amostras....................................................................................................5

4. Análise e Interpretação do Embasamento Teórico..................................................7

5. Considerações Finais...............................................................................................9

6. Referências Bibliográficas......................................................................................10


1. INTRODUÇÃO

A pesquisa salarial é realizada para conhecer as práticas salariais do mercado semelhante ao da organização ou do mercado representativo da região onde está estabelecida, é uma referência para a tomada de decisões e objetivos para comparação entre a estrutura dessa organização e os níveis de remuneração. Essa pesquisa se torna relevante, essencial e imprescindível para todos os trabalhos da área de cargos e salários se tornando assim o principal instrumento para a definição de uma política salarial.

Segundo Chiavenato (2010), a pesquisa salarial procura obter a compatibilidade de salários dentro da organização (equilíbrio interno) e dentro do mercado (equilíbrio externo). É essencial para a organização ter sucesso na sua estrutura, pois por meio dela terá a noção dos salários praticados no mercado e assim poderá definir com mais eficácia o seu plano de salários. A organização deverá sempre procurar estipular faixas salariais com o objetivo de motivar seus colaboradores ao crescimento profissional.

Segundo Pontes (2011) A pesquisa salarial também fornece dados para a ponderação de manual de avaliação de cargos pelo método de pontos, quando da implantação do programa de administração de cargos e salários.

A pesquisa salarial é elaborada no momento da implantação do plano de cargos e salários, para assim poder comparar seus salários aos de outras organizações antes de finalizar o seu plano. Recomenda-se que seja realizada nova pesquisa salarial no espaço mínimo de um ano ou mais para que se obtenham dados atualizados das práticas salariais de mercado.

2. UTILIDADE DA PESQUISA SALARIAL

        Pesquisa Salarial é um instrumento que gera informações confiáveis, onde auxilia a área de Recursos Humanos a manter uma política bem definida de pagamento dos funcionários, sendo uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da organização e os níveis de remuneração praticados por ela, sendo essencial para a política salarial.

        No entanto precisa ser feita em uma condição que possa fornecer elementos para determinar critérios que serão praticadas pela organização, onde através desta pesquisa se alcança o equilíbrio externo, pois é construída a faixa salarial da organização.

 Na pesquisa, portanto, é preciso estabelecer critérios, considerando a localização geográfica, o ramo de atividade, a estrutura organizacional de cada uma delas e sua política salarial, uma vez que todos esses fatores podem influenciar nos dados coletados. Essa pesquisa salarial é sempre elaborada na implantação do Plano de Cargos e Salários, onde recebe acompanhamento dos salários do mercado de trabalho.

        Para essa realização se faz necessário que seja confiável para a organização, onde ofereça subsídios para quem está pesquisando, dando parâmetros para que possa ser realizado, assim se faz necessário estabelecer um diagnóstico inicial da situação da organização, a estrutura, os objetivos para a pesquisa e assim definirem as outras etapas do processo. Após o levantamento, é necessário criar o planejamento da pesquisa, que deverá ter algumas etapas básicas:

  • Planejamento da pesquisa.
  • Definir o mercado para a pesquisa que farão parte desse levantamento, elaborando um questionário para coletar esses dados, com as descrições dos cargos presentes nesse levantamento, com todos os detalhes de cada função.
  • Agendamento dessas organizações, informando as participantes que terão acesso às informações levantadas ao final do trabalho.
  • Coleta dos dados da pesquisa.
  • Tabulação dos dados, com análise das informações salariais e emissão dos relatórios analíticos e relatório final.

        Tendo em vista esse planejamento, o objetivo é conhecer esses níveis que são praticados nas organizações em um mesmo ramo de atividade, ou sendo paralelas com alguma atividade da organização interessada, por isso não se devem considerar apenas os salários pagos, mas também a remuneração variável, como os bônus pagos, as comissões eventualmente inseridas no plano de cargos e salários, e os adicionais como: periculosidade, insalubridade, adicional por tempo de serviço e outros valores que, em sua totalidade, compõem o pagamento recebido pelos funcionários.  Também é importante ressaltar dados referentes aos benefícios oferecidos pelas organizações como: assistência médica, seguro de vida, fornecimento de refeição e outros eventuais, procurando sempre entender as práticas dessas organizações, mostrando a remuneração total dos funcionários, criando um quadro realista do relacionamento empresa/funcionário. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (119.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com