TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer parcial

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Mary Dean Bastos Saraiva - 8980226021

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

PROINTER III

Relatório Parcial

Tutor: Rogéria Soares

Rio Grande / RS

2015

SUMÁRIO

        Resumo ..............................................................................................................03

        Introdução ...........................................................................................................04

        Desenvolvimento .................................................................................................05

      Considerações Finais...........................................................................................10

       Referências Bibliográficas ..................................................................................11

RESUMO

Qualidade total está cada vez mais presente na vida organizacional. O modo com que as organizações lidam com seus empregados superam uma visão meramente técnica de gestão empresarial. É preciso criar um ambiente de trabalho que motive a todos a contribuir com as empresas na busca da qualidade total. A formulação de políticas de recursos humanos integradas com os objetivos de qualquer organização é condição fundamental e indispensável na busca da excelência, qualidade e altos níveis de produtividade.

Ao longo do trabalho expomos pensamentos que deram origem ao desenvolvimento de modelos de qualidade total bem como a necessidade de um planejamento e o desenvolvimento de recursos humanos em uma organização. Necessitamos de uma pesquisa que procurou demonstrar o nível de satisfação dos funcionários para que, a partir daí, soubéssemos da real necessidade da implantação de um setor de recursos humanos dentro da empresa.

Além de todo o processo de implantação, o que mais importa são todos os benefícios que essa inclusão é capaz de trazer a todos os envolvidos: empregado e empregador. Isso tudo baseado no conhecimento aliado com a realidade do cotidiano de trabalho.

INTRODUÇÃO

As organizações vivem períodos de crise, sob o parâmetro de uma acirrada competição que visa satisfazer com eficiência os desejos dos clientes, enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Porém não podem deixar de lado as necessidades do próprio trabalhador. Precisam perceber que a produtividade está diretamente relacionada com o bem estar dos seus colaboradores. Para tornar os funcionários mais produtivos, não bastam apenas adotar medidas pontuais.

O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa por razão óbvia: clima bom = colaboradores engajados = valorização do trabalho = clima inovador = investimento para a empresa. Para isso, toda a organização precisa de quem direcione e impulsione o desenvolvimento, a competitividade, que ofereça aos funcionários um ambiente harmônico.

A partir desse contexto, o setor de recursos humanos ganha o seu devido valor pois percebe-se sua importância e necessidade. Tendo em vista essa percepção, este trabalho tem como finalidade mostrar o processo de implantação do setor de recursos humanos na empresa de despacho aduaneiro Dean Despachos. Diante de quais situações e circunstâncias achou-se conveniente essa implantação e quais os desafios de implantar esse setor na empresa. Mostraremos qual o papel do RH nas organizações e destacar a importância de tê-lo.

        A decisão de implantar o RH foi baseada em uma pesquisa entre os funcionários da empresa cujos resultados foram analisados e interpretados. O setor precisa atrair, treinar, desenvolver e contribuir com manutenção, integração e estratégicas. De acordo com Chiavenato ( 2014 ), as mudanças são cada vez mais velozes e intensas no ambiente, nas organizações e nas pessoas.

        

DESENVOLVIMENTO

        A empresa Dean Despachos está bem inserida no mercado de trabalho com clientes satisfeitos e lucros satisfatórios. Porém os diretores perceberam, diante de algumas situações, que algo precisava ser feito. Sentiam seus colaboradores desmotivados, poucos participativos, afastados de seu ambiente de trabalho, com pouca comunicação e faltando muito ao trabalho. Alguns deles pedindo demissão para ingressarem nos concorrentes. Segundo Oliveira ( 2014 ), faltas, atrasos, atestados médicos são questões que trazem dificuldades para o profissional que milita na área de recursos humanos.

        Diante das necessidades primárias, como valores humanos, satisfação, felicidade, incentivo, benefícios, valorização, treinamentos, diálogos entre outros. Cada um aliado aos objetivos, recursos e limitações da Dean Despachos, optou-se por incluir o setor na empresa. Primeiramente foi essencial que o projeto tenha sido planejado com ações e um cronograma para executá-las.

        O diagnóstico é o primeiro passo, porém como os diretores já sentiram e já presenciaram algumas situações que os levaram a tomar essa decisão, acharam melhor ir mais a fundo nessas questões. Sendo assim, utilizando-se de uma pesquisa através de um questionário, saberiam a real situação cotidiana de seus funcionários. É uma ferramenta qualitativa e quantitativa que possibilitará mapear o ambiente interno da empresa. A intenção é compreender as reais insatisfações existentes. Será realizada uma análise crítica dos resultados e identificarão as possíveis melhorias desenvolvendo planos de ações. Essa foi a maneira de assertivamente trabalhar no foco dos problemas.

[pic 2][pic 3]

        

         O questionário foi aplicado, pedindo que o funcionário marcasse um x nas figuras :) :| :( com as seguintes legendas:

:) feliz / satisfeito

:| indiferente

:( insatisfeito / chateado

As perguntas aplicadas foram ( sem identificação de quem respondeu ):

1 - Salário

2 - Valorização

3 - Treinamentos

4 - Comunicação com a chefia

5 - Tomada de decisões / regras da chefia

6 - Ambiente de trabalho ( limpeza, ventilação, iluminação, ... )

7 - Ferramentas de trabalho ( maquinários, equipamentos e materiais de escritório )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com