TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer parcial ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS, EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PROINTER IV CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROINTER IV

 ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS.

 EDUCAÇÃO CORPORATIVA

 GESTÃO DO CONHECIMENTO

POLO UNICINT- ESCOLA NOVA PEDAGOGIA

CUIABÁ-MT

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

4º SEMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROINTER IV

RELATÓRIO PARCIAL

POLO UNICINT- ESCOLA NOVA PEDAGOGIA

CUIABÁ-MT

2015/2

ÌNDICE

INTRODUÇÃO 4

UTILIDADES DA PESQUISA SALARIAL 5

TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS 6

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA COLETA DE DADOS 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

Toda organização precisa estar comprometida em atingir suas metas e se destacar no mercado competitivo. Para isso é necessária que a organização seja composta por colaboradores eficientes e motivada.

O setor de Recursos Humanos deve manter-se atualizado a fim de garantir o equilíbrio interno e externo e fazer com que isso reflita de maneira positiva aos empregados perante uma administração salarial justa e equilibrada. È necessário que o RH supere as resistências relacionadas à cultura organizacional, fazendo com que qualquer inovação seja aceita e adotada pelos seus gestores, sempre levando em consideração a valorização dos seus empregados.

Segundo Francisco Lacombe (2005, p.158), pesquisa salarial é, portanto, o estudo sobre o valor dos salários e dos benefícios que outras empresas do mesmo ramo ou da mesma região pagam os empregados que ocupam os mesmos cargos avaliados pela empresa pesquisadora e considerados significativos para elaboração de seu plano de cargos e salários e para sua administração salarial. A Pesquisa salarial é uma forma de conhecermos a estrutura da empresa e nível de remuneração praticado na esfera onde a organização se enquadra, dessa forma ela acaba sendo a melhor forma para se definir a política salarial da empresa.

Contudo influencia para que a empresa seja destacada positivamente no mercado externo, atraindo e retendo talentos que contribuirá de forma efetiva para o sucesso organizacional.

Na pesquisa salarial desenvolvemos as fases de coleta, tratamento estatístico e análise de dados para propiciar assim as tomadas de decisão e normalmente iremos elaborá-la ao implantarmos o Plano de Cargos e Salários dentro da empresa.

UTILIDADES DA PESQUISA SALARIAL

A Pesquisa Salarial contribui efetivamente para a existência de um clima organizacional viável e estável que por sua vez, colabora na construção do sucesso de uma empresa.

“A pesquisa Salarial devem envolver cargos de referencia em empresas que representem o mercado de salários. Com os dados internos (avaliação e classificação de cargos) e os dados externos (pesquisa salarial) pode-se definir a política salarial da empresa”.

CHIAVENATO, Idalberto. SP.1986. p 245.

A Pesquisa Salarial serve como base de informações, onde a empresa se conecta com o mercado externo ou concorrente, para lidar com sua própria administração de salários.

A empresa que adéqua a Pesquisa Salarial ao seu Plano de Cargos e Salários está propensa a melhorar seu desenvolvimento organizacional, pois saberá agir e tomar decisões relacionadas á pagamento dos salários de forma justa e adequada aos seus colaboradores.

Segundo Chiavenato (1986, p. 241) a Administração de Salários procura não somente obter o equilíbrio interno de salários dentro da organização, como também obter o equilíbrio externo de salários em relação ao mercado de trabalho.

A Pesquisa Salarial na empresa que busca manter seus funcionários motivados evitando a rotatividade do quadro de servidores sobressairá em relação às outras empresas concorrentes, visando sempre alcançar seu objetivo final, pois através dessa pesquisa a empresa terá informações sobre os salários de cada cargo de interesse e benefícios oferecidos.

A Pesquisa Salarial é determinante para se definir a Política de Remuneração da empresa, pois ela descreve, analisa, avalia e classifica os cargos e salários do mercado competitivo, a fim de se realizar mudanças positivas na empresa, procurando sempre manter-se justo e equilibrado dentro dos parâmetros organizacionais; como diz PONTES (2011, P 246) “a pesquisa salarial é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial”; então sabemos que as reais administrações de salários dos concorrentes são de suma importância para que a empresa mantenha nível de satisfação dos seus colaboradores.

TIPOS DE AMOSTRAS UTILIZADAS

A empresa pode utilizar outras pesquisas já elaboradas por empresas especializadas ou alguma em que tenha participado e desenvolver sua própria pesquisa.

Em uma Pesquisa Salarial em que a empresa esteja promovendo, deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com