TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Final TCC

Por:   •  8/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 11

                [pic 1]                

[pic 2]

______________________

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

NO NOSSO COTIDIANO

Orientador: Msc. Marcelo Bastos

[pic 3]

Teresópolis

2018


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar através de um minucioso levantamento bibliográfico, a importância da matemática no nosso cotidiano. Para tanto, tentar-se-á apresentar a relevância da matemática e suas aplicações no cotidiano, explorando os assuntos matemáticos, analisando-os e exemplificando com os acontecimentos diários.

A matemática está presente em todos os segmentos da vida e em todas as tarefas executadas do nosso dia a dia, seja na compra de um simples pão como na aplicação de um grande investimento financeiro. Ao acordar, por exemplo, o relógio através do despertador já expressa as horas utilizando o princípio da contagem do tempo; quando fazemos uma simples refeição utilizamos o conceito da proporção, e assim seguimos, usando a matemática em todos os momentos, mesmo que muitas vezes não percebamos.

Contudo, mesmo com todo o seu uso comum no nosso cotidiano, a matemática ainda é vista com insatisfação por grande parte da comunidade escolar, uma vez que exige dos estudantes um certo grau de memorização e uma ampla linha de raciocínio. Isto faz com que a maioria dos estudantes se distanciem da prática da matemática, na sua prática no cotidiano. A maioria dos estudantes veem a matemática como um “bicho papão” do ensino.

A distância entre a Matemática e a realidade do aluno chegou a um ponto em que a própria disciplina parece ter perdido o significado na escola. A comunidade escolar, muitas vezes, enxerga a Matemática, na Educação, como uma barreira, um entrave na trajetória dos alunos. Muitos alunos concluem o Ensino Médio, por exemplo, sem ter uma ideia real da origem e do significado das expressões que vinham estudando ou das aplicações dos conteúdos. Dentre os alunos que se formam no Ensino Médio, poucos acreditam tirar proveito dos conteúdos de Matemática no futuro. Assuntos desse tipo são frequentemente discutidos em sala de aula.

A linguagem matemática, quando desprovida de significados, também acarreta sérias dificuldades no seu aprendizado. Ponte (1994) diz:

Para os alunos, a principal razão do insucesso na disciplina de Matemática resulta desta ser extremamente difícil de compreender. No seu entender, os professores não a explicam muito bem nem a tornam interessante. Não percebem para que serve nem porque são obrigados a estudá-la. Alguns alunos interiorizam mesmo desde cedo uma autoimagem de incapacidade em relação à disciplina. Dum modo geral, culpam-se a si próprios, aos professores, ou às características específicas da Matemática. (PONTE, 1994).

É essencial para a aprendizagem que, em determinado momento, se tenha a verdadeira necessidade de aprender o que se está estudando, pois do contrário esse conhecimento perderá o sentido.

Naturalmente, em todas as culturas e em todos os tempos, o conhecimento, que é gerado pela necessidade de uma resposta a problemas e situações distintas, está subordinado a um contexto natural, social e cultural. [...] Ao falarmos de educação estamos falando da intervenção da sociedade nesse processo ao longo da existência de cada indivíduo. Essa intervenção deve necessariamente permitir que esse processo tenha seu desenvolvimento pleno, estimulando a criatividade individual e coletiva. Cada indivíduo deve receber da educação elementos e estímulos para levar ao máximo sua criatividade, e ao mesmo tempo integrar-se a uma ação comum, subordinada aos preceitos e normas criados e aprimorados ao longo da história do grupo cultural (família, comunidade, tribo, nação) ao qual ele pertence, isto é, da sociedade. (D’AMBRÓSIO, 1996, p. 14 - 15).

É desse meio que o aluno deve unir as peças para formar o “quebra cabeça” do conhecimento. Se a sociedade, a comunidade escolar e até mesmo alguns professores trazem consigo essas concepções, como é possível ter motivação e interesse no aprendizado da Matemática?

Não apenas os alunos, mas também os professores muitas vezes parecem se mostrar desmotivados. Se os próprios professores não conseguem enxergar um propósito naquilo que ensinam, muito menos os seus alunos terão essa capacidade de enxergar tal fato. Sem dúvida é uma tarefa bastante árdua e difícil, enfrentar uma sala de aula para tratar de uma disciplina previamente julgada e rejeitada. Essa situação é incômoda tanto para o professor quanto para o aluno. É necessário, portanto, refletir sobre o ponto de vista do aluno, que parece desconsiderado muitas vezes. É importante saber o que ele pensa a respeito dessa situação. Seria interessante ter uma noção de como o aluno relaciona a Matemática com seu cotidiano e quais são as suas perspectivas em relação ao que ele aprende na escola e sua vida. Esses fatos e ideias foram os fatores de motivação para que se iniciasse uma pesquisa com essa temática.

No entanto, o modelo atual da matemática contextualizada está tentando desvincular a forma mecânica com que, em alguns momentos a matemática vem sendo aplicada. Com o decorrer do tempo, a matemática moderna está procurando apresentar um novo cenário a esta ciência, com uma nova forma de ser apresentada e ensinada, o que vem despertando maio interesse entre os jovens principalmente e nos fazendo enxergar o quanto a matemática envolve as situações do nosso cotidiano.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O tema “A Importância da Matemática no nosso cotidiano”, é usado como estímulo para aa realização deste trabalho,  pois baseia-se no interesse do aluno, em relação ao que ele entende, convive, vivencia dentro da matemática, e naquilo que pode argumentar e questionar a partir de seus conhecimentos prévios. A matemática está presente em praticamente todos os setores de nossas vidas.

O conhecimento no cotidiano, segundo Giardinetto, caracteriza-se como:

[...] um conhecimento fragmentário que se manifesta segundo uma lógica conceitual que é própria às exigências de toda a vida cotidiana. Trata-se de uma lógica conceitual adequada aos objetivos práticoutilitários e que responde eficazmente às necessidades do cotidiano (GIARDINETTO, 1999, p. 6).

1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Através do tema escolhido - “A Importância da Matemática no nosso cotidiano”, partindo das considerações iniciais, foram realizadas diversas pesquisas e leituras com amplas abordagens em Educação Matemática (abordagens metodológicas e contextos) e Educação em geral, Educação Matemática Crítica, Filosofia da Ciência, metodologias de pesquisa, entre outras. Com base nos fundamentos teóricos, surgiram as seguintes questões para esta pesquisa: Como os alunos veem a Matemática no contexto social em que estão inseridos? Como eles consideram a possibilidade de aplicar a Matemática no cotidiano e no seu futuro profissional? Como a Matemática realmente influencia no nosso cotidiano? Qual a real importância da Matemática em nosso dia a dia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com