TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER III)

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.950 Palavras (16 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER III) – Relatório Final

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Nickson Santos do Amparo

RA 9929030213

Valdelia dos Santos Neris

RA 1709997749

Nilmaria Valiense Ramos

RA 1711275844

Nedilson Firmo de Lima

RA 1797243833

Tutor presencial: Alexon Veriscimo

Tutora à distância: Cintia Maria de Osti Marangão

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER III)

PORTO SEGURO

Junho de 2016

[pic 2]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER III) – Relatório Final

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Nickson Santos do Amparo

RA 9929030213

Valdelia dos Santos Neris

RA 1709997749

Nilmaria Valiense Ramos

RA 1711275844

Nedilson Firmo de Lima

RA 1797243833

Trabalho apresentado nas disciplinas: Gestão de pessoas, Relações sindicais e negociações trabalhistas, Saúde e segurança do trabalho, Técnicas de administração de pessoal e Técnicas de recrutamento e seleção, do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, sob a orientação do tutor presencial Alexon Veriscimo e tutora à distância Cintia Maria de Osti Marangão.

PORTO SEGURO

Junho de 2016

SUMÁRIO

1 RESUMO        

2 INTRODUÇÃO        

3 NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS        

4 CRONOGRAMA        

5 POLÍTICA DE ADMISSÃO        

6 POLÍTICA DE DEMISSÃO        

7 POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        

8 PLANO DE RECOMPENSA E BENEFÍCIOS        

9 POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO        

10 REFERÊNCIAS        

11 ANEXOS        


1 RESUMO

Diversas são as formas utilizadas com o fim de recrutar e selecionar pessoas pelas empresas. Essas ações, se bem estruturadas, permitirão a seleção de indivíduos com alto comprometimento com os valores e missões das empresas, o que refletirá impactos positivos para a organização.

Para que isso possa acontecer, são criadas soluções no setor de Recursos Humanos no processo de recrutamento e seleção direcionando os resultados mostrando todo o procedimento de forma apropriada para as empresas evitarem altos índices de rotatividade gerados pela má contratação.

O processo que compõe o Recrutamento e Seleção é demonstrado por meio do conhecimento do entrevistador pela vaga que definirá o sucesso da entrada de um novo profissional em uma organização. Para quem irá recrutar é interessante mostrar ao futuro colaborador que o processo pode ser rápido, simples e eficaz na contratação de um funcionário, independente de quaisquer técnicas realizadas no decorrer do trajeto.

Nas organizações deverão estar contidas as informações essenciais que servem como base para uma eficaz seleção, com demonstração clara dos valores e competências que o candidato deve possuir. Por conta da necessidade das empresas precisarem de pessoas que se comprometam com suas atividades e valores, o setor de Recursos Humanos executará fundamental papel na identificação clara entre a pessoa certa para o lugar certo dentro da empresa.

Dessa forma, a importância da ação de recrutamento e seleção realizada pelo setor de Recursos Humanos nas empresas deve sempre levar em consideração os meios como excelência na contratação conjuntamente com a eficácia, confiança e responsabilidade.


2 INTRODUÇÃO

        O correto processo a ser realizado na ação de recrutamento e seleção serve de base para que haja diferencial de mercado, e isso pode ser encontrado na área de Recursos Humanos, ao demonstrar a importância de se prever futuras necessidades. Uma delas é o recrutamento e seleção do candidato, com estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançadas pelo setor de Recursos Humanos. Esse processo é definido para desenvolver programas e sistemas que satisfaçam as necessidades da empresa, com o apoio da área de Recursos Humanos.

        O recrutamento possui dois eixos distintos, o primeiro é focado no objetivo de expandir o quadro de colaboradores. O segundo se concentra na mudança a fim de obter renovação de ideias juntamente com o conhecimento, permitindo, dessa forma, aumentar seu poder de mercado.

        Independente do foco, o recrutamento deve informar aos candidatos que possuam interesse no cargo, os requisitos que lhes são necessários. Segundo Chiavenato:

O processo de recrutamento deverá se pautar na seguinte pergunta: “Para que serve o recrutamento de pessoas”? Depende do objetivo que a empresa se propõe buscar. O recrutamento foi focalizado na busca de candidatos para preencher cargos vagos na organização e manter inalterado o status quo.’’


3 NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS

A primeira necessidade a ser trabalhada é a de criar  um modelo de gerenciamento colaborativo, com adaptações ao modelo em uso atualmente.

Essa ação será realizada por meio de um Grupo de Gestão, com treinamento e habilitação adequados, devidamente treinado e habilitado, composto de representantes de todas as áreas da empresa. O foco será nos princípios da contínua melhoria, no planejamento, delegação e ações de treinamento, o que gerará mais envolvimento e participação dos colaboradores, resultando também em maior comprometimento e motivação de toda a equipe envolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (125 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com