TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Final

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO

CURSO: Tecnologia em Gestão Pública

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Final (PROINTER IV)

RA

NOME

3058153556

Jennyfer Rodrigues de Moraes

3065189209

Claudia Helena Pereira

9327704703

Murilo dos Santos Fernandes

3053955571

Railton Teles da Silva Júnior

3938228187

Ygor do Nascimento Santos

VALPARAÍSO DE GOIÁS

Novembro de 2017

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia IV

Final

 (PROINTER IV)

Tutor (a) EAD: Camila Nahas

Projeto Interdisciplinar Final

Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Gestão Pública

Anhanguera Educacional Campus- Valparaíso de Goiás

RELATÓRIO FINAL IV

VALPARAÍSO DE GOIÁS

Novembro de 2017

Introdução

Este relatório tem por finalidade apresentar a atual política burocrática utilizada pela previdência social a fim de iniciarmos um projeto de melhoria na burocracia de tal processo que, como sabemos de certa forma atinge toda a nossa população direta ou indiretamente.

        

Embasamento Teórico do Relatório Parcial

Este relatório apresenta um projeto para oferecer melhorias para toda a população, porque no nosso país os critérios de eficiência proporem e ser deixados de lado de forma absoluta, mais a história de muitos países, inclusive o Brasil, resolve que a articulação entre o crescimento econômico e desenvolvendo social está longe de ser importância. Não mantém a estrutura social que deve ser mantida, deixando de lado a população deixando as nações mais pobres sem recursos adequados.

As Políticas Públicas de Previdência Social

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui.

A proteção social deve ser vista como uma forma de se proteger o cidadão dos sinistros sociais, assim entendidos como os acontecimentos que previsíveis ou não, alijam do cidadão condições para seu auto sustento.

Algumas políticas públicas de previdência social na efetivação da cidadania e concretização da dignidade da pessoa humana. Analisa-se especificamente às políticas públicas que implementaram o novo período de base de cálculo e o fator previdenciário, assim como também os índices de reajustes anuais concedidos aos benefícios com valores superiores ao mínimo, com o fim maior de garantir os direitos fundamentais dos idosos.

Principais Benefícios da Previdência Social

Os cidadãos assegurados pela previdências social tem o direito à alguns benefícios que podem ser apresentados como aposentadoria, auxílio, pensão ou salário.

A aposentadoria se apresenta em quatro formas diferentes que são por idade, por tempo de trabalho, por invalidez e especial;

O auxílio se apresenta em duas formas diferentes que são por doença, por acidente e por reclusão;

A pensão se apresenta em uma única forma que é por morte;

E o salário se apresenta em duas formas diferentes que são maternidade e família.

Quais são as fragilidades que dão margem à burocracia, de acordo com a realidade atual da previdência social brasileira

Déficit de servidores, sistemas lentos e inoperantes, não há um programa eficiente de conscientização dos segurados em relação à importância de manter-se com as contribuições em dia para o sistema previdenciário, entre outros.

O INSS inviabiliza ou torna-se extremamente difícil e burocrática um concessão do leque de benefícios previstos a segurados ou seus dependentes. Em certa medida, uma burocracia tem a sua importância. O cerne de sua existência é uma organização através das delegações de funções hierárquicas, sob princípios definidos e procedimentos a serem seguidos e executados. Desta forma, supostamente, etapas em que algo é inspecionado, analisado, investigado, aceito ou recusado. Esta “rede” assume responsabilidades específicas no processo e busca administrar o interesse de ambas as partes. No caso da burocracia aplicada ao aparelho estatal, sua função é oferecer benefícios e direitos. Também julgam, analisam, ponderam e executam como mais algumas das funções do Estado, use o dinheiro público, arrecadado pelos impostos. No entanto, sua estrutura é burocratizada emperra e abre espaço para falhas e leviandades. Obrem de detalhamento e complexidade legal do processo de concessão de benefícios são um problema para usuários de Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Nas filas de espera dos postos de atendimentos da Previdência, uma reclamação mais comum dos segurados e uma falta de informação passada pelos atendentes. Sem entender quais são como pendências, os usuários acabam involuntariamente provocando o processo.

Melhorias para Previdência Social

A dificuldade para conseguir uma aposentadoria é muito grande, era o que mais entrava em questão e dava desânimo das pessoas correrem atrás de seu direito.

Com o passar do tempo, conseguiram avançar nessa etapa pois é possível em todo país agora conseguir em 30 minutos. Trabalhadores e trabalhadoras com 60 e 65 anos de idade, precisam ligar para a Central 135 e marcar a ida a uma Agência da Previdência Social (APS).

A agilidade do atendimento que vem sendo reconhecida positivamente por diversos setores nacionais será estendida gradualmente à concessão dos demais benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com