TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Sobre O vídeo Pedagogia De Projetos. Apresentar As Impressões E Elementos Destacados Por Nilbo Nogueira.

Dissertações: Texto Sobre O vídeo Pedagogia De Projetos. Apresentar As Impressões E Elementos Destacados Por Nilbo Nogueira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Texto sobre o vídeo Pedagogia de Projetos. Apresentar as impressões e elementos destacados por Nilbo Nogueira.

Etapas de construção da pedagogia de projetos - Nilbo Nogueira estabelece cinco etapas que coordenam a mediação dos professores e a ação e produção dos alunos.

A primeira delas é o planejamento. A própria definição da palavra “projeto” inclui a concepção de futuro, o “jogar” adiante e a necessidade de planejamento. Nessa fase, o professor deve exercer além do papel operacional e estratégico ̶ o que inclui determinar pedagogicamente o porquê da criação de determinado projeto ̶ o de mediador. “O professor deve provocar na classe o pensar sobre o planejamento por meio de perguntas simples a respeito da estruturação, criação e práticas, instigando a classe a refletir sobre os objetivos a serem concretizados.”

O segundo momento é a etapa de execução. Nela, o aluno entra em cena totalmente dedicado a pôr em prática o que foi planejado. A possibilidade de pesquisa, escolha de material, formato do produto e outros itens devem ser oferecidos pelo professor.

A terceira etapa é de depuração. Difícil de ser observada na prática, ela é essencial. “O projeto já está bom, mas pode ficar ainda melhor se passar por esse processo de depuração”, explica Nogueira. Esse momento o professor deve questionar a satisfação, intenção e aprendizagem que a classe tem dito com a proposta. Caso não esteja o suficientemente bom para as expectativas traçadas, mudanças são sempre bem-vindas.

Após essas três fases, o projeto já pronto e parte para a quarta etapa, considerada por Nogueira como uma das mais importantes: a apresentação. Aqui todos os produtos e processos que os alunos desenvolveram serão expostos a terceiros, funcionando tanto como um estímulo ao ego, como também ao desenvolvimento da capacidade de falar sobre o assunto e à fixação do conteúdo estudado.

A última etapa é a de avaliação. Nogueira sugere que o professor estimule a auto-avaliação dos educandos e a capacidade de ser crítico em relação aos projetos do outro. Só depois faz a avaliação, resgatando os objetivos iniciais e checando se todos foram alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com