TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Prevenção Pedagogica

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Intervenção Pedagógica – 2018

‘’ Intervenção no espaço escolar’’

‘’Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.’’ (Augusto Cury)

Índice

 Assuntos

Páginas

Justificativa – Situação Problema

    Página:4

Objetivo – Público Alvo

Página:5

Recursos – Avaliação

Página:6

Segmentos Básicos para o Desenvolvimento do Plano

Sugestões Levantadas pelos Alunos e Comunidade Escolar

Página:7

Desenvolvimeto do Plano de Intervenção Pedagógica

Conclusão

Página:8

Justificativa

Diante de um diagnóstico feito na escola, observamos que alguns alunos questionavam a infraestrutura da instituição, fazendo comparativos com espaços reeducativos e prisões de seguraça máxima. dentre eles: as bechas presentes na sala para melhor circulação do vento que se assemelham com as mesma presentes em celas de prisões. Diante da insatisfação dos alunos com o espaço escolar fez-se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver o espaço institucional para que assim o torne mais familiar.Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos com métodos lúdicos e recursos visuais para que o ensino se torne mais familiar.

Tendo em vista os resultados do diagnóstico dos alunos, que foi a primeira etapa do projeto, foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas.

Também foram definidas ações e atividades tendo por base as informações do espaço escolar citado pelos alunos.

Ao trabalhar a construção desse nosso espaço, acreditar-se que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes problemas que os causam um ‘’mal estar’’ estrutural da instituição.

Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de conhecimento e, consequentemente, melhores resultados nos estudos, de modo geral.

Situação Problema

Viver num ambiente educacional, onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relativas à cultura e conhecimentos teóricos, permite ao aluno desenvolver conceitos e competências funcionais relacionados ao ‘’conhecimento de mundo’’, assim como garantir que o seu papel como indivíduo no meio social inserido, no entanto isso se tornou um grande desafio.

Dessa forma, quais questionamentos a trabalhar:

* Por que muitos de nossos alunos passam pela escola e são taxados como marginais dentro da instituição por quererem que aquele espaço se revolve com arte?
* De que forma a arte de rua por exemplo pode intervir no pensamento e/ou atitudes do aluno?

*O apoio dos professores e gestores da escola terá significado para o aluno?
* Que estratégias fará o aluno se sentir bem e representado na infraestutura da escola?

4

Objetivo

Contribuir no processo de educação e socialização dos alunos através de atividades lúdicas,e recursos visuais que alimentem o imaginário do estudante e contribuam para a relação dos alunos com o ambiente escolar.

Baseado nos resultados das avaliações compornamentais apresentado através de avaliações pedagógicas, internas e externas observou alguns alunos que não se sentem bem na estrutura estudantil e apresentam grandes dificuldades de aceitação para com o espaço, analisando esta situação buscaremos através de intervenções no espaço e/ou estrurura da instituição fluir nos alunos e nos colaboradores o desejo em desenvolver as habilidades e capacidades de  propostas para cada ano de escolaridade e assim incentivar os mesmos a  construir conhecimento através da artes visuais de exposição de livros, documentários, possibilitando uma análise do uso da linguagem não-verbal, verbal e mista nas diversas situações de comunicação.

Objetivos Específicos:

* Adquirir o conceito de espaço Institucional/Educacional do aluno;

* Conhecer algumas ideias referente a adptação desse espaço;

*Usar o espaço para expôr ideias e artes;

* Saber interpretar vários tipos de representação;

* Reconhecer o ambiente como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
* Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do pensamento crítico do aluno.

Público Alvo deste Projeto

Todos os alunos da Escola Padre Zuzinha que se encontram com dificuldades em sentir-se bem na estrutura da instituição baseados nas matrizes de referência estrutural de cada espaço ‘’Físico- Escolar’’presentes no Brasil.

5

Recursos

Recursos oferecidos pela escola para o desenvolvimento do PIP.

(Projeto de Intervenção Pedagógica)

ESTRUTURAL

DIDÁTICO

PROFISSIONAL

Sala de aula

Jogos educativos

Professores

Pátio escolar

Materiais como: tinta, papeis, quadros...

Supervisor Pedagógico da escola

Refeitório

Áudio e som, Data Show...

Direção e Vice-direção da escola, Estagiários e Bibliotecários

Observação

Mediante a estrutura oferecida, o plano foi elaborado de maneira que possa ser desenvolvido dentro da realidade da escola. Estamos contando com profissionais de apoio, ou seja, professores, diretores, estagiários e bibliotecários. Todos juntos atendendo as dificuldades dos alunos de se relacionarem bem com o espaço onde passam a maioria do seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (173.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com