TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Consultoria

Por:   •  10/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos[pic 1]

Objetivo geral

Reestruturar o cardápio para que a empresa seja mais competitiva no mercado.

Objetivos específicos

 

Remodelar o cardápio;

Elaborar as fichas técnicas;

Sistematizar rotina operacional da produção;

Treinar a brigada.

Diagnóstico

Após a visita técnica realizada no empreendimento foram diagnosticados os seguintes pontos, que tem como objetivo identificar as falhas e acertos da atual situação do ambiente.

Recursos humanos

Como ponto positivo nesse setor, destaca-se o grande interesse por parte da atual chef, pois a mesma apresenta conceitos de pró-atividade e criatividade, apesar da pouca experiência e nenhuma formação na área.

Foi identificado que não há interação construtiva entre os funcionários, pois como foi analisado, há muitas discussões devido à falta de uma distribuição adequada de cargos, refletindo, portanto na qualidade do produto final.

Não há formação profissional para a chef de cozinha, pois a mesma foi contratada para suprir uma necessidade momentânea, acarretando, no entanto em pratos sem a devida qualidade no que se refere às principais características sensoriais dos alimentos.

Não há setor administrativo e nem gerenciamento adequado, pois foi observado que as proprietárias divergem de opinião e com isso gera conflitos internos, além de resultar em desmotivação de todos os colaboradores.

Cardápio

O cardápio não atende a proposta do estabelecimento, devido à ausência de itens com ingredientes que se fazem necessários e a desatualização do mesmo compromete a atração dos clientes para o empreendimento.

A má qualidade dos ingredientes utilizados, bem como sua conservação descontrolada e falta de controle adequado de estoque, podem gerar, além de rejeição ao prato por parte dos clientes, algum tipo de comprometimento à saúde de quem o consumir.

Não há controle adequado de qualidade na finalização dos pratos, tanto no seu sabor, temperatura ou gramatura disposta para tais preparações. Nesse sentido, destaca-se também o grande desperdício ocasionado por exageradas porções servidas aos clientes, refletindo também na sua perda de lucro.

A falta de um organograma funcional e de uma rotina operacional também interfere no andamento das atividades, bem como a ausência de fichas técnicas que são indispensáveis para uma produção bem organizada.

Estrutura

Apesar de ter uma estrutura ampla e condizente com a proposta do estabelecimento na área de produção, considerando assim um ponto forte do setor, nota-se a falta de louças adequadas aos itens do cardápio, pois os tamanhos exagerados dos pratos e recipientes colaboram com o desperdício de produção, tendo em vista a alta quantidade de sobras nos pratos dos comensais.

Outro ponto positivo identificado na estrutura do estabelecimento, é quanto à área de atendimento, pois a mesma é ampla e apropriada á proposta do empreendimento.

Marketing

Percebe-se a falta de um marketing adequado, comprometendo a divulgação, já que se trata de um estabelecimento que fica localizado em uma área de pouco movimento na região.


Metodologia

Para a execução do projeto serão aplicadas as seguintes metodologias.

  • Promover reuniões com o (s) contratado (s), com finalidade de analisar as possíveis mudanças e apresentar o planejamento de atividades a serem executadas pela equipe de consultoria;
  • Aplicar pesquisas de satisfação - para que possa ser desenvolvido um perfil do público que costuma frequentar o restaurante. Com isso a pesquisa poderá fornecer também dados de quais produtos os clientes mais e menos gostam e em quais dias da semana os clientes mais frequentam o estabelecimento;
  • Dinâmicas em grupo - serão aplicadas para os funcionários, afim de que possamos ouvir suas críticas e sugestões a respeito do estabelecimento e seu cardápio.

Também ficam agendadas que nas duas primeiras semanas de funcionamento após as novas mudanças às visitas em loco acontecerão durante todos os dias de funcionamento desde o horário de abertura até o fechamento. Posteriormente as visitas acontecerão 1 vez por semana até o fim do contrato.

Plano de ação e Cronograma

O quadro abaixo especifica o estágio do trabalho a ser desenvolvido pelo perspectivo profissional, de acordo com sua área de atuação, visando assim um melhor desempenho de cada uma das etapas.

Quadro 01: Plano de ação/cronograma

ETAPA

1° mês

2° mês

3° mês

4° mês

5° mês

6° mês

Remodelar o cardápio

Elaborar fichas técnicas

Focus Group

Sistematizar rotina operacional da produção

Treinar brigada

Pesquisa de satisfação

Fonte: Equipe técnica, 2015


Orçamento

A consultoria proposta para o empreendimento será desenvolvida durante seis meses pela empresa Facilite Consultoria, foi orçada em R$22.000,00 a ser quitada como mensalidade durante o período da consultoria em R$6.100,00, mediante pagamento realizado por depósito em conta no Banco do Brasil, agência 1242, conta corrente 01022612-5, no décimo dia de cada mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com