TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Leitura

Por:   •  10/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE LEITURA

Título

JUSTIFICATIVA

Observa-se que grande parte dos alunos não possui o hábito da leitura, o que pode ser  causado por diversos fatores, tais como a falta de interesse, falta de motivação, não ter adquirido o hábito da leitura na infância, problemas socioeconômicos e culturais, além de outros.

A falta da leitura no dia a dia do aluno acaba sendo prejudicial para o seu desenvolvimento escolar, uma vez que não se adquire os subsídios necessários para desenvolver a oralidade, a escrita e a interpretação, recursos tão importantes e necessários para o crescimento intelectual de cada um.

Sendo assim, faz-se necessário o incentivo à leitura, o que influenciará positivamente e favorecerá o estudante a participar mais, seja das atividades escolares , seja nas atividades sociais, através do desenvolvimento das aptidões adquiridas relacionadas a este estímulo, abrindo assim um espaço para a aprendizagem em todos os setores.

Para alcançar este objetivo, deve-se levar em conta a participação de professores, principalmente os de Língua Portuguesa para que os mesmos possam incentivar os seus alunos a ampliarem seus conhecimentos através da leitura de diversos tipos de textos.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar ao aluno oportunidade de ampliar seu horizonte de conhecimentos, através da prática da leitura;
  • Desenvolver o gosto e hábito da leitura, bem como embasamento para interpretação e produção de textos;
  • Aprimorar a compreensão de todas as disciplinas, bem como a produção textual e oralidade.
  • Enriquecer o vocabulário.
  • Desenvolver as habilidades linguísticas
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.

DURAÇÃO DO PROJETO:

  • Março à Dezembro de 2018

CULMINÂNCIA

Dar-se- á por bimestre coma apresentação e produção escrita.

METODOLOGIA

A professora irá  sugerir o titulo do livro (conforme referencial de cada turma do ensino médio) para que os estudantes realizem leitura de gêneros: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros.

 Em grupo e/ou individualmente, durante 50 minutos por semana, em ambiente escolar (pelo menos um livro por bimestre), os estudantes farão a leitura, para que ao final do prazo, que será determinado previamente, cada grupo faça uma apresentação sobre o que leu, considerando aspectos importantes de composição da obra, como personagens, narrador, enredo, temática, finalidade, linguagem, autor, período literário, gênero literário, entre outras características necessárias para o entendimento daquilo que se lê.

A professora entregará uma ficha, para que os estudantes façam anotações importantes sobre a leitura, como forma de facilitar as atividades posteriores.

Os estudantes farão as apresentações em forma de seminário, oportunidade em que a professora levantará questionamentos que possam auxiliar na compreensão da obra.

Ao finalizar as apresentações, individualmente, os estudantes farão uma resenha critica sobre a leitura do bimestre, colocando assim a sua visão pessoal sobre a mesma.

Corrigida a resenha, a professora escolherá a melhor produção do bimestre, para enviar ao jornal escolar para publicação, como forma de incentivo e estimulo, fomentando assim leituras posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com