TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto interdisciplinar

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Os principais investimentos das empresas têm como finalidade oferecer conhecimento em relação à área financeira, com aprofundamento sobre algumas aplicações muito importantes para o desenvolvimento da empresa.

Para muitos, erguer uma empresa pode ser considerado algo simples para ser feito, mas na verdade é necessário realizar diversos procedimentos para o desenvolvimento coerente da instituição. Os investimentos são muito importantes em relação ao surgimento da empresa, pois é fundamental para a progressividade da firma.

Uma importante medida para investir nas empresas é realizar um planejamento adequado para que não ocorram com frequência problemas internos ou externos na empresa. Essa medida auxiliará no desenvolvimento mais adequado da intituição, com uma evolução financeira de acordo com os investimentos realizados.

Atualmente variadas empresas de pequeno porte estão falindo por causa da falta de dinheiro para ser investido. Essa aplicação deve ser planejada antes da criação da empresa, para que não ocorra grandiosos prejuizos. Esse problema afeta variadas pessoas que buscam ser os próprios chefes.

1.1 Objetivo

O objetivo é obter conhecimento em relação aos variados métodos de captar recursos de uma instituição bancária, enfatizando os benefícios, a sua importância e as medidas mais interessantes para ofertar o produto.

Além de transmitir conhecimento sobre os principais investimentos das empresas, relaciona o planejamento financeiro e medidas coerentes para o desenvolvimento das pequenas empresas.

2. PRODUTOS FINANCEIROS

Existem quatro tipos de aplicações financeiras que são utilizadas entre os principais investimentos das empresas, que são o certificado de depósito, poupança, o recibo de depósito bancário e os fundos de investimentos como foi tratado anteriormente.

2.1 Fundo de Investimento

2.2 Poupança

2.3 CDB, LCI e LCA

Os fundos financeiros e certificação de depósito bancário (CDB) são aplicações com valores de baixo patamar de investimento inicial, pois sofrem taxas de administração mais altas frequentemente, diminuindo o rendimento oferecido por essa aplicação. No caso da certificação, não possui essa taxa, com oferecimento de um rendimento muito inferior, caso o valor aplicado seja pequeno.

Existem dois métodos de fundos que podem conter risco, mas são recomendados nos dias atuais, os fundos de inflação que é aplicado o dinheiro nos títulos demitidos pelo Tesouro Nacional e os fundos de crédito privado que investe o dinheiro em títulos públicos, que também pode ser emitidos por empresas.

Caso a taxa básica de juros sofrer um crescimento, nos títulos emitidos pelo tesouro nacional, ocasionando em pouco atrativa, afetando os rendimentos dos fundos de inflação.

Segundo Rossano Oltramari (Analista – Chefe da XP Investimentos):

"No caso dos fundos de crédito privado, o risco que o investidor vai correr é o risco das empresas [que lançaram os papéis que recheiam a aplicação]",

Foi realizada uma entrevista simplista com o gerente de relacionamento Itaú empresas, André Read Bussab, sobre algumas perguntas relacionadas ao banco onde trabalha.

1) Quais são as taxas dos CDB, LCI e LCA?

A rentabilidade do CDB é um percentual do CDI que é negociado entre o cliente e o Banco. Normalmente o Banco vai conceder um percentual maior para as aplicações com maior valor. Na média são realizadas aplicações de 90% a 101% do CDI no mercado.

Na PJ não trabalhamos com LCI e LCA que são letras de crédito (tesouro direto).

2) Quais os produtos são mais comprados ?

Definitivamente os CDB's são mais comprados.

3) Quais são as diferenças destes produtos em relação ao Itaú e Personnalite?

Normalmente no Personnalite a rentabilidades dos fundos ou CDB são maiores, pois além de exigirem uma aplicação inicial superior ao Itaú existe a reciprocidade pelo fato dos clientes do Personnalite possuírem um volume global de investimentos maior do que o Itaú.

4) Cite informações importante sobre poupança.

Na PJ é muito rara a aplicação em Poupança, pois a regra é diferente da PF. Enquanto na PF não existe a incidência de IR e a liquidez é diária na PJ o existe a incidência trimestral de IR e sua renda (aniversário) também é trimestral.

5) Como o Banco se Auto Financia e através de quais produtos.

Por lei, o Banco pode emprestar um percentual dos volumes aplicados (ex: CDB) aos demais clientes. Com isso estas aplicações fornecem lastro para operações de crédito no mercado.

Recibo de Depósito Bancário possui prazo de vencimento predefinido, com uma rentabilidade fixada, pré-fixada ou pró-fixada. Com base nisso, no prazo final da aplicação, o investidor recebe o valor e o acrescimento da remuneração que era prevista. Essa aplicação pode ser emitida por banco, por ser um título nominativo, intransferível e por não adquirir negociação em mercado secundário, podendo ser resgatado com a instituição emissora antes do prazo contratado, contudo é necessário o prazo mínimo de aplicação seja decorrido.

Não existe uma resposta única que sirva para todos os casos. As alternativas variam conforme o valor disponível para o investimento, o prazo, o risco e a instituição financeira, entre outros fatores.

As projeções para a LCI valem para a LCA, ambos os títulos possuem características semelhantes, cálculos com os seguintes parâmetros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com