TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto rubem alves

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR 1ª PARTE

A ALEGRIA DE ENSINAR – RUBEM ALVES

CURITIBA

    2014

PROJETO INTEGRADOR

A ALEGRIA DE ENSINAR – RUBEM ALVES

Projeto Integrador apresentado como requisito parcial do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

CURITIBA

2014

No livro A Alegria de Ensinar, Rubem Alves relata de forma simples e esclarecedora a maneira apaixonada de “ensinar”, através de textos que não se relacionam, mas se completam, relata suas experiências quando aluno, pensamentos de alguns pensadores em educação, suas críticas, cria histórias, cita alguns filósofos, o que torna sua obra mais completa.

Para Rubem Alves, os educadores são pastores da alegria, ensina que tem que fazer perguntas sem dar as respostas, esquecer pensamentos para criar novos saberes, onde através desses pensamentos, ensina a voar por um caminho incerto,  e voar com os pensamentos é sonhar, a constante busca pela felicidade de alcançar o alcançável, jamais se contentar com o mínimo, explorar o universo do saber, pois a educação aplicada nas escolas, no meio social e outras experiências vividas que desperta o interesse pelo conhecimento, como o autor cita em sua obra: “O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso, os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: interpretes dos sonhos”. Os educadores são pessoas que auxiliam na interpretação dos sonhos e assim, transformam pessoas enriquecidas de conhecimento e não apenas um meio do aluno atingir seus objetivos.

Não é exatamente desta forma que acontece, muitos são podados e se tornam mecanizados, incapazes de pensar e arriscar naquilo que se acredita. A escola tradicional é uma gaiola onde o aluno se torna passivo, manipulado e sem identidade. Ela ensina o caminho firme, solido e esquece que também se deve ensinar a saltar para o desconhecido.

Rubem Alves, mostra a refletir as práticas pedagógicas que a escola tradicional e o educador vem desenvolvendo no cotidiano nas salas de aula e sim, ter o papel de transformar através das palavras o universo entorpecido, a moldar pensamentos e lapidar sonhos. As palavras produzem mudanças, seja para coisas boas ou não, o educador tem esse poder de transformação através das palavras e ir além das letras. O “mestre” precisa ter amor no que faz, estar constantemente motivado, ter a capacidade de criar e inovar, certamente será lembrado por toda vida na memória dos que pelas suas mãos passaram.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

RUBEM, ALVES.  A Alegria de Ensinar.  03.ed.  ARS Poetica Editora Ltda, 1994a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com