TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção Da Saúde E A Qualidade De Vida

Dissertações: Promoção Da Saúde E A Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda a importância da promoção a saúde na qualidade de vida da população, bem como ações e serviços a serem instalados para a promoção e prevenção da saúde através de políticas públicas. Visando apresentar conceitos que contribuam para a compreensão e melhor entendimento desse tema que tem grande importância para a sociedade.

Para desenvolver um bom trabalho em promoção a saúde deve-se procurar entender o seu conceito, a partir das duas últimas décadas, vêm articulando-se esta idéia. Promoção é um conceito tradicional, definido por Leavell & Clarck apud Czeresnia (2003) como um dos elementos do nível primário de atenção em medicina preventiva.

Em relação a isso devemos ter a clareza do significado de prevenção à saúde que é de preparar ou dispor de maneira que evite o dano. Para não haver confusão e realizar um trabalho de maneira satisfatória.

Com esses significados entendidos para poder traçar políticas públicas se torna mais fácil, pois estas políticas são para o bem maior da população e são feitas por governantes onde definem quem decide o quê, quando, com que conseqüências e para quem. Sendo assim deve-se cuidar para a política ser “pública”, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate público. (TEIXEIRA,2002)

Após este processo consegue-se chegar numa melhoria na qualidade de vida da população, mas conforme Buss (2000)

Demonstrar que a qualidade/ condições de vida afeta a saúde e que esta influencia fortemente a qualidade de vida não é o único desafio. Embora sobejamente demonstradas, restam muitas questões a serem resolvidas e respondidas neste campo de investigação, inclusive no que diz respeito às intervenções que, a partir do setor saúde, possam, mais eficazmente, influenciar de forma favorável a qualidade de vida.

Sendo assim busca-se com esse trabalho expressar à importância da promoção a saúde na qualidade de vida, realizando uma pesquisa de acordo com o tema desenvolvendo conceitos e discutindo de maneira plausível.

1.1. Problema

Qual a importância da promoção à saúde na qualidade de vida?

1.2. Objetivo

Conhecer como a qualidade de vida está sinalizada nas políticas públicas de promoção da saúde.

1.3. Justificativa

A falta de qualidade de vida e de um meio ambiente saudável são um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças. Sabendo que a promoção de saúde desempenha papel importantíssimo na prevenção e controle de doenças. Almejamos estudar contribuição da promoção da saúde e suas políticas públicas na qualidade de vida da população.

2 REVISÃO LITERÁRIA

2.1 Qualidade de Vida:

Há muitas definições para qualidade de vida, no decorrer da história podemos ver que na Grécia Aristóteles com as palavras “felicidade e virtude” poderia obter “boa vida” o que hoje podemos associar com o nosso tema.

Para Maya apud Bartoski e Stefano (2007), o termo qualidade de vida abrange uma série de variáveis, como: a manutenção de um ambiente adequado à segurança pessoal, a satisfação adequada das necessidades biológicas e a conservação de seu equilíbrio (saúde), a possibilidade de desenvolvimento cultural e o ambiente social que beneficia a comunicação entre os outros seres humanos.

Não significa apenas que o grupo social ou o indivíduo possuam saúde física e mental, mas que estejam bem com a vida, com todos que o cerca e também está de bem consigo mesmo, isso quer dizer, ter equilíbrio.

Porém não dá para falar de qualidade de vida, sem mencionar o significado de saúde e sua importância neste assunto. Saúde é o bem estar físico, psíquico e social conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e quando falta um desses requisitos a qualidade de vida decai e precisa-se reorganizar para obter resultados satisfatórios, pois saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Para isso necessitamos de um planejamento e políticas públicas que nos norteie, assim podendo atingir este objetivo.

2.2 Promoção à Saúde

A promoção à saúde teve seu destaque nas diversas conferências realizadas pelo mundo, salienta-se a Convenção de Alma Ata Conferência de Ottawa e de Adelaide.

Na Convenção de Alma Ata foi onde se reformulou o conceito de Saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença. Já no ano de 1986 realizou-se a Conferência de Ottawa, nesta ocasião foi elaborado a Carta de Ottawa que firma o conceito de PS como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde incluindo uma maior participação do indivíduo no controle desse processo.

Nesta carta foram destacados cinco campos centrais de ação:

• Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis;

• Criação de ambientes favoráveis à saúde;

• Reforço da ação comunitária;

• Desenvolvimento de habilidades pessoais;

• Reorientação do sistema de saúde;

Em 1988 realizou-se a Conferência de Adelaide que elegeu como seu tema central as políticas públicas saudáveis que se caracterizam pelo interesse e preocupação explícitos de todas as áreas das políticas públicas em relação à saúde e à eqüidade e pelos compromissos com o impacto de tais políticas sobre a saúde da população.

Nesta conferencia identificou-se quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis:

• Apoio à saúde da mulher;

• Alimentação e nutrição;

• Tabaco e álcool;

• Criando ambientes saudáveis.

No decorrer dos anos houve outras conferências onde se discutiu a promoção a saúde, e se obteve documentos de orientação para profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com