TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática como Componente Curricular

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

PCC – Prática como Componente Curricular

1° SEMESTRE

Licenciatura em Matemática

Carga horária total: 50 horas

Disciplina: Matemática.

Carga horária: 16 horas.

Tema de Discussão:

Você deve conhecer uma boa revista ou artigo sobre matemática ou livros interessantes que envolvam conteúdos da matemática. Compartilhe conosco o nome da revista, artigo ou os nomes dos livros e seus autores, mencionando por que você os indicaria para leitura.

Resenha:

No ambiente escolar o aluno precisa compreender os assuntos, por meio de exemplos ligados ao seu cotidiano, dessa forma, será capaz de aplicá-los em outras situações e compreender outros conceitos por meio deste aprendizado.

David Ausubel (1982) afirma que, quando o aluno percebe que os conhecimentos escolares são uteis na vida, então ocorre a aprendizagem significativa, e uma das grandes tarefas do educador é ajudar o aluno a alcançar essa compreensão.

O diagnóstico do conhecimento do aluno, e a definição de um objetivo de aprendizagem, são fatores importantes na elaboração da sequência didática, essa, permite que o educador introduza gradativamente novos conhecimentos de forma organizada, onde cada etapa do aprendizado está interligada à outra. Um fator importante é o aluno a perceber sua evolução e superação, quando isso não ocorre espontaneamente, o educador tem o papel de ajudar o aluno a ter essa percepção.

As expectativas de aprendizagem, dentro das etapas da sequência didática, devem ser claras. Alguns pontos a serem considerados são: a compreensão da situação-problema, e neste ponto é possível identificar dificuldades de leitura e interpretação; identificar os conhecimentos concernentes a situação-problema, onde os alunos são capazes de reconhecer os conteúdos explícitos e implícitos nos enunciados; decidir os procedimentos necessário para encontrar a solução da situação-problema; verificar os resultados obtidos, onde o aluno expressa consciência do que faz com reflexão, analise e ponderação.

Antes mesmo do planejamento é fundamental diagnosticar o conhecimento prévio do aluno, e a partir disso elaborar a sequência didática. Quando aplicada a sequência didática, a avaliação auxilia o educador a analisar os avanços na aprendizagem e a definir os passos seguinte, pois identificará onde os alunos ainda necessitam de ajuda, e redefinirão suas ações didáticas visando superar as dificuldades presentes.

Referência bibliográfica:

CERQUEIRA, Dermeval Santos. Estratégias Didáticas para o Ensino da Matemática. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2197/estrategias-didaticas-para-o-ensino-da-matematica Acesso em: 18 de outubro de 2019.

Disciplina: História da Matemática.

Carga horária: 12 horas.

Tema de Discussão:

Assim, entendemos que os cursos de Licenciatura em Matemática devem primar por desenvolver um espaço para a discussão, reflexão e estudo dos conceitos aritméticos que privilegiem o desenvolvimento de estratégias para a prática docente, incentivando o estudo da história da Matemática como recurso didático. O que foi possível apreender, a partir da leitura do texto, de interessante para a prática de um futuro profissional docente?

Resenha:

Assim como em todas as áreas de conhecimento, na história da matemática também é possível perceber o conhecimento sendo passado de geração em geração. As evidências e relatos históricos demonstram que os avanços da matemática se deram pelo desenvolvimento das sociedades e suas necessidades cotidianos.

Evidencias históricas, demonstram que houveram grandes dificuldades encontradas pelos intelectuais matemáticos em diversos momentos da história, pois de maneira geral, em alguns períodos, entediasse que já se sabia o que era necessário.

A matemática conseguiu se desenvolver mais, quando conhecimentos de diversos povos foram sendo descobertos. Teorias e definições se complementavam e se uniam a novas descobertas, como um quebra-cabeças, claro que não de uma maneira tão simples, muito pelo contrário, foi um processo a princípio não programado e muito desordenado, mas à medida que os documentos de outros povos eram traduzidos, sua importância ia sendo revelada. Mas como em toda a história do mundo, na matemática também houve conflito. Existiu e ainda existe grande discórdia sobre diversos trabalhos matemáticos, como por exemplo a não aceitação de que alguns destes trabalhos tenham origem árabe.

É possível concluir que, a matemática que possuímos hoje só existe porque, alguns matemáticos não se limitaram em apenas reproduzir as práticas matemáticas existentes, eles refletiam sobre os procedimentos, suas aplicações e outras necessidades, e conseguiram contemplar a relevância e as potencialidades da matemática.

Está conclusão leva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com