TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de ensino: Intergração Escola e Comunidade

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome: Escola Estadual Professor Newton Espírito Santo Ayres

Endereço: Rua Imperial, S/N – Santo Antônio, Osasco – SP, 06130-020

Telefone: (11) 3609-2377

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Rede pública

Análise crítica

a) A localização da escola é compatível com a clientela?

R: O local da escola é bem acessível a comunidade. Se encontra numa área bem movimentada e uma área para crianças e jovens, pois bem próximo a escola está uma escola de educação infantil e também tem o CEU (Centro de Educação Unificada), que também tem um acesso aos jovens se reunirem.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?

R: Sim, é uma escola de Ensino Fundamental II e Médio.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?

R: Sim, o número de alunos é compatível com os demais espaços dentro da escola, como quadras, sala de aula, multimídia, laboratório.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

R: Sim, na escola, existe salas de informática onde são utilizadas quase que diariamente com a finalidade de demonstrar e facilitar o ensino-aprendizagem do aluno.

Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências

a) Que atividades são desenvolvidas?

R: Atualmente as salas de biblioteca, laboratório e multimídia, não estão sendo utilizadas, pois a escola está passando por reformas. Essas salas no momento são utilizadas como um almoxarifado.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

R: No período de obras, quem frequenta essas salas são diretor, vice-diretor e a coordenação da escola.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

R: Os recursos que estão dentro dessas salas, os professores levam até seus alunos e utilizam e interagem com os alunos.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

R: A escola poderia providenciar um espaço-laboratório, pois mesmo no período de obras, a escola tem apenas 1 sala vaga, está sala poderia ser a sala de laboratório provisória para ajudar os alunos nas atividades.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

R: A direção, a coordenação e professores sabem bem como lidar com várias situações. Presenciei uma atitude negativa de um dos alunos, e o professor imediatamente passou o caso para a vice direção, que tomou suas devidas providencias.

Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?

R: Está relacionada diretamente ao encaminhamento do processo ensino-aprendizagem, definindo as principais diretrizes, para a atividade-fim de uma escola. A gestão pedagógica da escola, tem o objetivo de estimular e desenvolver o trabalho coletivo, buscando aprimorar o diálogo e efetivar a participação de toda equipe escolar.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

R: Sim, a secretaria da educação encaminha a escola as datas de quando serão feitas as reuniões. Os assuntos em média é o falo da indisciplina que os alunos tem no dia a dia na escola. Alunos não participam. Em questão dos pais, eles mesmos escolhem se querem participar ou não, mas no contexto geral, apenas os profissionais da escola que participam.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar, entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

R: Sim, há reuniões entre os professores e coordenadores da escola para discutirem alternativas para o ensino-aprendizagem, colorarem pautas sobre a questão dos alunos indisciplinados e desenvolver meios para que esses alunos possam ser mais presenciais nas matérias ministradas na escola.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

R: Não.

Organização administrativa e pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com