TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da Psicologia na Pedagogia

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia, no entanto é a ciência que avalia o desempenho do ser humano e seus princípios cognitivos, isto é, ela estuda o que provoca o comportamento humano, o que o auxilia, o que o realiza ou finaliza, e seus processos mentais, que passam pela percepção, comoção, conhecimento e inteligência.

Ela encontra-se, como uma das disciplinas que necessita auxiliar o tutor (professor) a ampliar seus conhecimentos e capacidades, além de competências, caráteres, e valores que o autorizem a ir estabelecendo seus saberes-fazeres educadores, a partir das precisões e provocações que a educação, como experiente igualitário, lhes deposita no dia-a-dia. Dessa forma, poderá colaborar para que o tutor (professor) desenvolva a competência de averiguar a própria atividade, para, a partir dela, instalar e modificarem-se os seus saberes-fazeres docentes, numa metodologia continua de construção da sua identificação como professor (a).

Ao prestar informação para os estudantes o tutor (professor) realizará também o desempenho de formador de uma individualidade de seus alunos no conhecimento ensino-aprendizagem, já que o estudante por sua vez é sujeito ligado de sua metodologia de concepção e desenvolvimento cognitivo, afetivo, e igualitário (social); e o tutor (professor) tem o desempenho de intermediário do procedimento da constituição do aluno; a intervenção cômoda afazeres tutor (professor) é favorecer/ propiciar a inter-relação (encontro/ confronto) entre sujeito (aluno) e o artefato de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa intercessão, a sabedoria do aluno é uma extensão extraordinária do seu método de aprendizagem (metodologia de ensino-aprendizagem).

O entendimento de socioconstrutivismo pude compreender que não há uma opinião exclusiva, ou seja, única, dessa proposta, como está em Cavalcanti (2002p. 31-32):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com