TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA

Exames: QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  6.610 Palavras (27 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 27

1 ÁREA

1.1 Clima organizacional

As atribuições da vida moderna têm gerado um dia-a-dia conturbado. E no redemoinho de compromissos, as pessoas não percebem a importância das relações humanas em suas vidas. Na organização não é diferente. Estamos sempre nos relacionando seja positiva ou negativamente. Essas abordagens são de extrema importância, pois em uma organização o ambiente de trabalho e os relacionamentos que você tem influenciarão comportamentos dentro desta organização, sendo estes favoráveis ou não. E estes comportamentos, quando não favoráveis se tornam prejudiciais à saúde da organização, bem como à saúde dos seres humanos que compõem esta organização.

O clima organizacional é fator preponderante para o bem-estar físico e mental de qualquer organização. Entende-se por clima organizacional, todas as observações que uma pessoa detecta no ambiente de uma organização tanto internamente como externamente, ou seja, é medida pela qualidade que o ambiente oferece. Estas observações devem ser percebidas, pois elas influenciarão diretamente o comportamento do indivíduo dentro de uma organização.

Segundo Chiavenato (2006, p. 273), o clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica, a característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho. O clima pode se referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa inteira. O clima não pode ser tocado nem visualizado, mas pode ser percebido psicologicamente. O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes. Constitui a qualidade ou a propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do nível moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades.

Entendemos que o clima organizacional não deve ser analisado separadamente e sim como um conjunto de necessidades que são importantes para a organização, como: motivação, liderança, qualidade de vida, cultura organizacional, as relações interpessoais e intrapessoais, política de RH, treinamento e desenvolvimento, a comunicação e o desempenho profissional de todos os colaboradores. Estas variáveis serão observadas e avaliadas no decorrer do projeto para detectarmos os problemas gerados por ela e como estes afetam a organização, neste caso a empresa de Transportes Sopro Divino. Ao analisarmos estes aspectos, concomitantemente, proporemos soluções viáveis para a mesma.

MOSCOVI, (2002, p.3), chama a atenção para a importância de humanizar as relações de trabalho aos nos dizer que:

“... No auge de sua pujança intelectual, científica e tecnológica, o homem do século XX descurou-se, porém do seu próprio desenvolvimento como pessoa humana. É preciso restaurar o equilíbrio na relação do homem com a natureza, com o cosmo. É preciso recuperar a relação autêntica dos homens entre si, do homem com o seu semelhante. É preciso resgatar o humano na tecnologia.”

Assim, após todas as abordagens teóricas e consequentemente práticas, poderemos responder às seguintes perguntas: Os colaboradores estão realmente satisfeitos em trabalharem na empresa? Existe um fator gerador de equilíbrio ou desequilíbrio no clima organizacional? Como promover a equilibração do ambiente na organização em estudo?

O projeto tem como finalidade avaliar o clima organizacional de uma empresa de transportes que atua na área de logística do transporte e coleta de leite (produto que é medido pela qualidade e tem um alto grau de perecibilidade) analisando as qualidades das relações humanas. Além das habilidades de cada colaborador nos processos logísticos do transporte e coleta do leite, há também a necessidade da empresa de se preocupar com o nível do seu clima organizacional que, querendo ou não, influenciará diretamente no comportamento dos seus colaboradores.

1.1.1 Revisão Bibliográfica

É importante retomarmos o conceito de cultura organizacional, uma vez que está intrinsecamente ligado ao clima organizacional. Se quisermos definir o clima organizacional de uma organização devemos saber sobre a cultura organizacional que ela mantém. De acordo com Gil (2009, p. 42)

“a cultura organizacional é caracterizada pelos valores que esposam, pela regularidade do comportamento de seus membros, pela filosofia que guia suas políticas e pelo clima expresso tanto por seu layout físico quando pela interação de seus membros entre si e com o público externo.”

Lacombe (2005, p.230) reproduz algumas definições de cultura organizacional. A mais interessante que nos interessa neste campo de estudo diz que a cultura organizacional é: “Um padrão de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas”.

A cultura organizacional de uma empresa é o seu modo de ser, é o que a distingue das outras, é o mecanismo de diferenciação, é a sua personalidade. Cultura e clima organizacional se complementam e se completam, os colaboradores tentam se adequar à cultura organizacional da empresa visando seu sucesso profissional.

“O que marca realmente uma organização é a sua própria personalidade, seu modo de viver e comportar, a sua mentalidade, o seu cerne” (CHIAVENATO, 2005 p. 132).

1.1.2 Descrição da Situação Atual

Identificar os pontos fortes e fracos de uma organização não é uma tarefa fácil. É necessário estar dentro da organização, vivenciando seus conflitos e até participando deles. Para se fazer um bom diagnóstico empresarial é preciso de meios de pesquisa e conhecimento teórico nas análises dos dados organizacionais.

De acordo com as observações nota-se que a empresa de transportes Sopro Divino mantém uma cultura organizacional bastante forte e tradicional. Os diretores da empresa estão anos à frente dos seus departamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com