TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA

Artigo: QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Questão D – Bloco B

D) Quais relações você encontra entre a disciplina Qualidade de Vida, Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho e Ética nas Organizações e a Natureza dos Sistemas Sociais.

A evolução da qualidade de vida e segurança no trabalho estão sendo aplicadas nas empresas, gerando motivação, qualidade, maior desempenho e sucessos para ambas as partes. Tendo normas e programas faz com que a empresa tenha um quadro profissional bom, com pessoas comprometidas com os seus trabalhos e empresas satisfeitas com trabalho executado. A forma da empresa em estar se readaptando, faz com que todos sejam adeptos a qualidade e sua segurança no trabalho. Dessa forma a produtividade tende a aumentar e os benefícios serão visíveis na saúde, segurança, bem-estar e na qualidade de vida do trabalhador.

A ética nas organizações encontra as regras que efetivamente são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta dentro da empresa requer convicção, vontade política. A relação com a Qualidade de Vida, Higiene, Saúde e Segurança do trabalho é que ambas precisam ter normas e programas para que deem certo dentro da empresa, oferecendo aos seus colaboradores planos de ação que mostrem valores, dignidade humana e a autorealização não só na vida profissional, mas sim no meio social.

QUESTÃO 1 - BLOCO A

1) Como a saúde do colaborador está associada á QVT e a produtividade?

A saúde do colaborador é ligada á produtividade. As empresas precisam investir em saúde.

As ações que a área de RH está se propondo a realizar como escutando as pessoas, investigando como está sua saúde e desenvolvendo ações de prevenção do adoecimento no trabalho e de potencialização da qualidade de vida dentro das empresas ajudam bastante na produtividade e qualidade de vida. A queixa não deve ser o motivo a ser tratado, mas sim as causas que estão originando este problema.

Não podendo esquecer os fenômenos que estão a todo o tempo acontecendo e que muitas vezes não é dada a importância necessária. Exemplos desses fenômenos são dados indicativos de absenteísmo e presenteísmo no trabalho.

O absenteísmo refere-se à falta do trabalhador em função de algum motivo, já o presenteísmo seria a presença do funcionário que não está em condições de produzir e por medo de perder seu emprego abdica do seu bem-estar físico para continuar no trabalho. Em ambos os casos a produtividade está afetada, porém no caso do presenteísmo a situação é agravada, pois o trabalhador não consegue se concentrar no trabalho, colocando a qualidade de sua atividade em risco. O absenteísmo e o presenteísmo são apenas alguns do fenômenos que precisam ser investigados na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com