TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Por:   •  20/6/2017  •  Dissertação  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 7

        

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

INTRODUÇÃO

O mercado competitivo onde as organizações se encontram, é exigido delas conhecer o perfil do seu cliente, suas necessidades, desejos, opiniões. Para que  isso se torne possível, é preciso que as empresas invistam em idéias diferentes, incentivem os funcionários e mostrem a eles que essas ações trazem resultado a organização. Não basta apenas vender, é preciso satisfazer, encantar, surpreender  o cliente, ter um bom pós-venda, despertar nele o interesse de retornar a loja, facilitando à empresa emfidelizá-lo.

Para que as empresas se mantenham competitivas, um fator de grande importância é a qualidade no atendimento prestado, pois a qualidade é considerada como um dos principais objetivos a atingir numa organização de sucesso (IACIA, 2006).

A partir do momento da compra do produto já se inicia um pós-venda, onde os colaboradores tem papel importante, na busca pelo perfil do cliente, o que ele procura com determinado produto, o porquê da compra, para então perceber se o cliente está ou não satisfeito (BOGMANN, 2002).

Para esse autor, ao se estabelecer um programa de marketing é fundamental o envolvimento de toda a empresa, pois não se trata de um projeto de departamento e sim uma filosofia cujo resultado depende do comprometimento dos dirigentes da empresa e todos os funcionários.

Além disso, com a revolução tecnológica que vem ocorrendo nos últimos anos, as empresas procuram constantemente por melhorias no atendimento e em ações de pós-vendas. Busca-se oferecer produtos de qualidade enquadrados nos perfis desejados pelos consumidores, como por exemplo, menor custo e maior benefício.

Bogmann (2002) ainda destaca que as organizações estão buscando não apenas crescimento na busca diária por novos clientes e sim, crescer mantendo  seus clientes já existentes fiéis, pois estes já se encarregam de trazer novos membros para dentro da empresa, aumentando assim a clientela e mantendo-os  fiéis a ela.

Diante da importância de satisfazer o cliente, este trabalho pretende identificar o grau de satisfação dos clientes da Picolucho Modas de Entre Rios do Oeste, sua opinião em relação aos produtos e serviços oferecidos, atendimento e


qualidade para então propor ações de melhoria no marketing de relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Desde sua abertura, a empresa não havia desenvolvido e aplicado nenhuma pesquisa de satisfação com os clientes da Picolucho Modas. Durante esses dez anos de existência, a empresa passou por diversas mudanças, sendo desde espaço físico ou mesmo com as variedades de produtos oferecidos, diversificação de marcas disponíveis. Com o aumento da clientela e o quadro de colaboradores reduzidos, percebeu-se que existia uma grande falha por parte da empresa em melhor atender seu cliente, conhecer seu perfil, realizar uma ação de relacionamento de qualidade e um bom pós-venda. Assim sendo, verificou-se a necessidade da aplicação de um questionário que busque identificar falhas em atendimento, produtos, serviços e saber o que mais agrada ao cliente, o porque ele compra na Picolucho Modas.

Neste trabalho, será apresentado ainda um capítulo para os objetivos gerais e específicos, justificativa, fundamentação teórica que abrange assuntos como conceito de marketing, composto de Marketing, satisfação e qualidade de atendimento, qualidade em produtos e serviços, fidelização e pós-venda, marketing de relacionamento, pesquisa de marketing. Ainda serão apresentados os procedimentos metodológicos, resultados da pesquisa, e por fim as sugestões e recomendações.

TEMA

Atendimento ao Cliente como fator de qualidade e de crescimento: uma relação Empresa/Público.

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Qual é o grau de satisfação dos clientes ?
  • A qualidade no atendimento influencia concretamente na fidelidade do cliente?
  • Quais são as políticas de gestão adotadas na empresa a fim de garantir essa qualidade?

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Avaliar a satisfação dos clientes da Picolucho Modas de Entre Rios do Oeste

– PR, a fim de melhorar o relacionamento e a qualidade no atendimento prestado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. avaliar na empresa o processo de atendimento e relacionamento entre a Picolucho Modas e seus clientes;
  2. elaborar e aplicar uma pesquisa de satisfação, sobre o atendimento, qualidade dos serviços e produtos oferecidos e relacionamento da empresa com seus cliente;
  3. analisar os dados obtidos e apresentá-los à empresa com o intuito de discutir o resultado da pesquisa;
  4. propor ações relativas à melhoria do relacionamento com os clientes e qualidade no atendimento.

JUSTIFICATIVA[pic 1]

Para que a organização se mantenha constante no mercado é preciso que ela ofereça produtos e serviços de qualidade, bom atendimento para que na hora de uma nova compra ela seja a primeira empresa a ser lembrada pelos consumidores.

Essa busca por competitividade de mercado, ter produtos que sejam atrativos ao consumidor, que se encaixem no perfil de cada um, é um diferencial importante a ser destacado. No entanto, realizar um bom pós-venda é de grande importância para descobrir possíveis falhas que ocorrem na venda de determinado produto ou setor da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (354.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com