TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de qualidade de empresas

Por:   •  10/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

  1. INTRODUÇÃO

            Simplificadamente pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar idéias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um resultado positivo.

           Desde que o mundo é mundo, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, alguma forma de planejamento para sobreviver e mais, para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam as mais acertadas. O homem está em constante busca de novas invenções e mudanças.

           O futuro desperta a imaginação das pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pela insegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos. Planejar, portanto é uma atividade inerente ao ser humano.

           Para Peter Drucker, no seu Livro Introdução à Administração “Planejamento Estratégico é um processo contínuo sistematicamente com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistematica, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

         Sistematicamente o Planejamento Estratégico consiste em elaborar, com base na missão e no negócio da empresa, um plano de ação e de metas com objetivo de garantir, a qualidade, o lucro, e a marca da empresa, oferecendo uma visão de futuro, independente do porte da organização.

          Com o atual cenário econômico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades políticas e econômicas, além de inúmeras adversidades ambientais estão fortemente presentes, várias empresas agem de maneira mais instintiva do que através de um consciente Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico torna-se muitas vezes um item secundário em épocas de crise, mas sem um bom Planejamento e uma estratégia bem fundamentada na administração científica, as empresas colocam em risco a própria sobrevivência em um mercado competitivo.

         Diante disto o objetivo deste trabalho é apresentar a Empresa A.Yoshii Engenharia, referencia em qualidade, através de um breve histórico e apontar as estratégias utilizadas por ela para alcançar a qualidade. 

  1. DESENVOLVIMENTO

          A empresa A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965. Possui sede em Londrina e Maringá e atua nos segmentos de incorporação residencial e obras de empreita, contratadas por clientes de diversos segmentos da economia.

           Hoje ela se faz presente em boa parte do país, com a construção de edifícios, escolas, universidades, teatros, hospitais, construções industriais, agro-industriais e no segmento do varejo e tecnologia. Nestas quase cinco décadas de história, foram cerca de 2 milhões de metros quadrados construídos, no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, e concluídos rigorosamente dentro do prazo e dos melhores parâmetros de qualidade.

           O contínuo crescimento da empresa é uma consequência direta de sua filosofia de trabalho, baseada no investimento no ser humano, na incorporação constante de avanços tecnológicos e no atendimento de qualidade.

            A.Yoshii figura entre as mais sólidas empresas do segmento e possui certificação máxima do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) e ISO 9001. Há mais de 45 anos, é referência de qualidade. A empresa ainda comemora uma importante conquista: o 10º lugar no Ranking das Maiores Empresas do País no Setor de Edificações Comerciais e Residenciais, segundo o Balanço Anual da Gazeta Mercantil.

           Reconhecendo as necessidades e os desejos existentes em cada projeto, a construtora tem como filosofia a transparência, a qualidade, a pontualidade e o respeito absoluto pelo cliente. A eficácia e o profissionalismo de toda a equipe construíram a credibilidade conferida pelo mercado à construtora e essa confiança deixa clara a solidez de uma empresa que há mais de 45 anos é referência de qualidade na construção civil não somente em Londrina, mas em todo o Brasil.

          Por meio do desenvolvimento sustentável e do foco na satisfação dos clientes a empresa conquistou uma posição de destaque no mercado brasileiro da construção civil.

Seu compromisso com o meio ambiente e toda a comunidade, levou à criação do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii que promove e organiza as ações de responsabilidade social de forma eficaz e permanente.

         Com uma administração visionária, arrojada e orientada para pessoas, A. Yoshii é uma empresa sólida, em permanente crescimento, alicerçada em três grandes princípios: qualidade, prazo de entrega e credibilidade.

           É referência em qualidade, quaisquer que sejam as edificações: usinas sucroalcooleiras, indústrias automotivas, indústrias de celulose e papel, escolas, universidades, centros de distribuição, ginásios poliesportivos, edifícios comerciais e residenciais, entre outras.

           O crescimento registrado ao longo dos anos é decorrente da política de resultados, da capacitação da equipe, da melhoria contínua dos processos e da busca permanente por novas tecnologias e inovações. É uma empresa de vanguarda, atenta às mudanças do mercado e com grande energia realizadora.

            No Grupo A.Yoshii, os profissionais têm um ambiente favorável para o desenvolvimento da própria carreira, em razão do excelente clima organizacional e dos investimentos em capacitação.

             Responsabilidade social é um compromisso com a cidadania. Ciente disso, a A.Yoshii Engenharia mantém projetos e ações que incrementam a qualidade de vida das comunidades onde atua. A empresa apóia programas de valorização do ser humano, conscientização ecológica, preservação ambiental e incentivo ao esporte e à cultura. Participa de projetos e obras sociais como creches e hospitais, além de apoiar projetos de incentivo e viabilização do empreendedorismo em bases tecnológicas.

            O respeito à comunidade se inicia nos canteiros de obras onde os funcionários recebem aulas sobre saúde, higiene, utilização racional dos recursos, organização e consciência ambiental. Em todos os locais de trabalho, a construtora desenvolve ações preventivas relacionadas aos riscos e impactos ambientais que vão da reciclagem e economia de água, energia e matérias-primas ao cuidado com o destino dos resíduos materiais. A coleta seletiva e a reciclagem de materiais estão incorporadas ao cotidiano da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com