TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DE ETICA

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DE ETICA

  1. Disserte sobre a crítica de Nietzsche e Foucault à moralidade; 
  2.  Como Nietzsche e Foucault nos ajudam a pensar sobre a obediência às normas sociais e o agir guiado pelas próprias convicções?

Questão 01: Nietzsche propõe que os estudos históricos da moral adquirem importância decisiva através da criação de novos valores. A crítica à moral vai contra as normas criadas na modernidade. Para tanto, Nietzsche desenvolve uma `história natural da moral? distante da fundamentação racional, uma vez que esta seria somente uma forma erudita da crença na moral dominante que impede que a moral seja concebida como problema. Nietzsche afirmou que a parte racional da moral é uma ilusão. Em outras palavras, a reflexão acerca da relação entre a moral e as ações praticadas é algo simplesmente imaginário, ou uma crença, como a fé, que existe por que alguns a pregam.

Para Foucault, toda ação moral é estabelecida na relação entre um sujeito e o modo como ele se relaciona com os códigos morais, as normas, os costumes estabelecidos. A maneira como o indivíduo se relaciona com a norma e a necessidade de colocá-la em prática é o que, no pensamento de Foucault, se denomina subjetivação. Aqui se vê claramente como são diferenciados os códigos de comportamento das formas de subjetivação. A reflexão moral se dirige para as condutas que um sujeito faz uso do seu direito, seu poder e de sua liberdade.

Questão 02:   Nietzsche nos diz que os estudos históricos da moral adquirem importância decisiva através da criação de novos valores, e que existe através de uma crença ou fé que algumas pessoas pregam.

Já Foucault nos diz, que toda a ação moral é estabelecida na relação entre um sujeito e o modo como ele se relaciona com os códigos morais, as normas, os costumes estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com