TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pesquise, no fascículo (pág. 05), as competências a serem desenvolvidas pelo aluno no módulo de MEP, e relacione quatro dessas competências ao curso de pedagogia, explicando a sua importância.

Distinguir ciência de senso comum, mito, filosofia e tecnologia;

Entender o que é pesquisa e seus diferentes objetivos;

Compreender que escrever é uma arte que se desenvolve através de muita leitura e da experiência do autor;

Identificar os diferentes tipos de textos;

Preparar o leitor para num futuro próximo ser capaz de realizar uma análise interpretativa, problematização e uma síntese pessoal.

Para o pedagogo esta informado sobre a ária de como faer um bom estudo,ciências e saber pesquisar amplia seus conhecimentos.

A partir de uma noção inicial sobre o que é ciência e sobre o processo de pesquisa, procura-se entender noções básicas sobre como se prepara (projeto) e como se realiza uma pesquisa científica (técnicas e procedimentos). Permitindo uma dedicação maior ao seus deveres de estudante passando ter uma importância encima do que estuda.

  1. Com base em seus estudos e pesquisa na internet, livros, revistas e outras fontes, defina:
  1. Metodologia:  é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Sendo assim podemos dizer que metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
  2. Estudo: ato, processo de estudar; aplicação da inteligência para compreender algo que se desconhece ou de que se tem pouco conhecimento.
  3. Ciência:(do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas[Ref. 1] .
  4. Pesquisa:conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.

  1. Considerando o conteúdo da unidade 1, argumente sobre a importância de desenvolver seu método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria e a importância delas para o autoestudo.

O método de estudo e muito importante para o desenvolvimento do aluno.

Quando o aluno entende o seu objetivo de estudo ele passa ater base do estudo pois não e só estuda para uma prova,mas para adeqüei conhecimento e a prova só um ato de  mostra aquilo que ele estudou.

Umas das estratégias que eu gosto de usar e tira um tempo para ler as apostilas e desenvolver o método de sublinha o que e importante no texto.e sempre anota para saber como pode fazer um desenvolvimento do conteúdo e fazer um resumo pois muitas vezes o resumo da para levar em lugares que o caderno nem a apostila tem acesso.

         

  1. Diferencie o conhecimento de senso comum e o conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.

Senso comum: é transmitido de geração para geração ou seja através do conhecimento de nossos ancestrais será transmitido ao longo do tempo ou seja é uma forma de conhecimento popular, em forma de herança cultural através da tradição.
Conhecimento científico:
 Estuda algo mais procurando afirmar como surgiu este fato.
"A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem"

  1. Compare e exemplifique:
  1. Mito: são relatos de caráter imaginário, de acordo com cada cultura que pode se transformar em lenda. Ex. Mito da Medusa
  2. Filosofia: Busca do conhecimento por meio da atividade mental, por investigação das idéias ou indagação com o raciocínio.
  3. Teologia: "estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, o estudo sistemático acerca da divindade (sua essênciaexistência e atributos). Pode também referir-se a um estudo de uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica. 

  1. A globalização impulsionou o desenvolvimento tecnológico. Pensando nisso, defina o que é tecnologia, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

A tecnologia envolve o conhecimento técnico e cientifico com objetivo de produzir meios mais fáceis de realizar certas tarefas. Sendo tão antigo quanto a civilização, no momento em que o homem começou a criar ferramentas para ajuda-lo nas tarefas diárias e para resolver seus problemas sendo essencial na sua sobrevivência.
Com a modernidade nos dias atuais, a tecnologia ferramenta muito utilizada nas escolas pelos professores, aumentando o conhecimento e o interesse do aluno na aprendizagem, e de crianças que apresentam múltiplas deficiências são beneficiadas com a tecnologia.
Conhecendo a sociedade promovendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, e o mundo em que a criança vive. É importante que desde cedo os alunos tenham contado e se interesse pela tecnologia, através da busca por conhecimento pensam no futuro profissional. Existem também os malefícios com o uso da tecnologia, com a internet as crianças tem acesso a programas e jogos mal-intencionados, que os induz a cometerem atos violentos e bullying. Assim perdendo o interesse pelos estudos necessário para sua formação, problemas freqüentes nas escolas. Muitas crianças são sedentárias ficam sem brincar, não participam de atividades recreativas e passeios com a família, pois fica a maior parte do tempo na frente do computador. Nas escolas além da tecnologia, a outros meios de aprender incentivando atividades em grupos e utilizar livros didáticos e atividades físicas, mantendo o equilíbrio saindo um pouco do sedentarismo e das atividades diante do computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (493.9 Kb)   docx (672.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com