TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação entre a situação e a logística da entrada?

Tese: Qual é a relação entre a situação e a logística da entrada?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  Tese  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a correlação existente entre o caso e a logística de entrada?

2) Quais os elementos-chave para o sucesso da operação descrita acima?

3) Descreva quais KPI´s foram desenvolvidos e acompanhados pelas empresas?

4) Se esse tipo de operação mostrou-se bem sucedida, quais os motivos que impedem de ser adotada por todas as empresas desses segmentos de negócio?

RESPOSTAS

1) Uma vez que a logística de entrada em uma empresa é responsável por todas as atividades organizacionais relativas à recepção, armazenagem e entrega dos materiais às áreas utilizadoras, a correlação que se pode ver no caso Bic & Martins com a logística de entrada é que Martins implementou um modelo de estoque gerenciado pelo fornecedor, que no caso em questão se tratava da Bic, onde os produtos são “puxados” em função das necessidades de reposição, contrariamente à prática de “empurrar” o produto, independentemente de seu consumo, o que pode gerar distorções na cadeia pela elevação ou até mesmo pela falta de estoque.

2) O sucesso do caso Bic & Martins só foi possível graças a uma boa relação entre empresa e seu fornecedor, onde ambos buscavam os mesmos objetivos e se uniram para alcançá-los.

Através dessa aliança a empresa Martins melhorou expressivamente seus indicadores como por exemplo rapidez, nós mostrando a importância nas ligações entre empresas e os seus fornecedores podendo levar a uniões estratégicas que beneficiem as duas partes, maximizando o valor gerado pela cadeia de abastecimento (Vonderembse et al, 1995).

3) Dois grandes processos foram desenvolvidos com essa parceria, o primeiro é o recebimento diário pela Bic de informações relacionadas à posição de estoque existente no Martins, onde ocorre então um processo de análise dos estoques, e a BIC envia uma proposta de pedido. O cliente então analisa e efetua a aprovação final dos itens e quantidades a serem repostas em seu estoque, todo esse processo é efetuado eletronicamente.

Já o segundo foi a abertura de uma filial BIC, responsável pela separação do pedido e impressão da nota fiscal, na operadora de logística da Martins. Possibilitando o abastecimento automático. Todo o processo é executado no mesmo dia.

Esses processos possibilitaram uma melhora expressiva no KPI da Martins, como o ganho na cobertura de estoque, ocorrendo uma redução de 40 dias para apenas 7 dias. Outro indicador importante foi a redução do ciclo de geração de pedido, reduzido de 8 para apenas 1 dia.

4) Para esse processo ser replicado para as demais empresas do setor seriam necessários alguns aspectos essenciais, sendo um deles o custo de implementação que para distribuidores menores pode ser inviável. Além da confiança que é essencial para esse modelo de negócio. Ou seja, nem todas as empresas do setor estão alinhadas com as necessidades que uma operação desse molde pede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com