TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Ensaios: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qualidade de vida

Não há dúvidas, que a prática de exercício físico regular e orientado por um profissional de educação física proporciona inúmeros benefícios para o indivíduo, tanto no que diz respeito ao físico quanto ao mental e ao social.

Uma dieta imprópria, o tabagismo, o uso de álcool e outras drogas, assim como o sedentarismo são fatores preponderantes ao aparecimento de doenças crônicas, redução na qualidade de vida e morte na sociedade atual.

Na sociedade contemporânea, o ritmo de vida que o acompanha nessas cidades, cada vez mais se deve ajustar a rotina com prática de exercício físico. A qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. E envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional além dos relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação e outras circunstancias da vida. Um exemplo deste método é o IDH que é um indicador sintético de qualidade de vida que, de forma simplificada, soma e divide por três os níveis de renda, saúde e educação de determinada população.

Essa vertente de qualidade de vida é medida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) através de um questionário para aferir a qualidade de vida dos indivíduos. Neste questionário são verificados os aspectos: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

A qualidade de vida é influenciada por vários fatores como saúde, trabalho, oportunidades sociais, doença, danos e tratamentos.

Não podemos misturar qualidade de vida com saúde já que a saúde e somente um dos fatores para qualidade de vida. Desta forma, verifica-se que a atividade física é um dos itens que contribuem para qualidade de vida. A mesma é composta de uma série de fatores que se interligam contribuindo para totalidade do ser feliz e que se sente bem.

2) Saúde

A princípio saúde era definida como ausência de doença, todavia, hoje se entende saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Ter Saúde é viver com boa disposição física e mental. Pois a saúde não está relacionada somente a doença física, mas problemas dos mais diversos, entre os quais depressão, insônia, ansiedade, falta ou nenhum convívio social também contribui para a falta de saúde.

Uma boa saúde está relacionada com um aumento na qualidade de vida por isso devemos cuidar da alimentação, praticar regularmente exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores que determinam uma saúde equilibrada.

É verdade que a saúde está relacionada com estilo de vida que cada um leva. Os fatores sociais, econômicos afetam a saúde como as condições precárias de vida, a pobreza, a desinformação, a falta de saneamento básico, de educação e esclarecimento sobre saúde e doenças, água e alimentação de qualidade contribuem de forma decisiva na saúde.

Podemos começar com alguns instrumentos básicos para uma boa saúde, como por exemplo, medidas de higiene, esclarecimento e campanhas sobre saúde mental, emocional, e física. Buscando sempre o equilíbrio entre estes aspectos humanos.

A saúde e o adoecer são formas pelas quais a vida se manifesta, é uma condição humana. "saúde é o resultanto das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”

(Minayo, 1992, p.10)

3) Atividade física:

A atividade Física pode ser definida como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com