TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Monografias: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  279 Visualizações

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional é o meio utilizado pela empresa para dividir, organizar e coordenar as atividades, sejam eles humanos, físicos ou financeiros para atingir o objetivo da organização.Para OLIVEIRA (2006) estrutura organizacional é a ferramenta administrativa resultante da identificação, ordenação, agrupamento e analise das atividades das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, dirigindo sempre ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas. A Estrutura Organizacional pode ser definida em dois tipos: formal e informal. Sendo a estrutura formal a que é representada pelo organograma, e a informal é o relacionamento entre as partes não previstas, sem um organograma. 2.4.1 Organograma

O organograma é o método utilizado para apresentar as posições hierárquicas da empresa, ou distribuição dos setores e seus responsáveis, unidades funcionais e a comunicação entre eles. Para Chiavenato (2001, p.251), “organograma é o gráfico que representa estrutura formal da empresa”.Abaixo segue o organograma básico da empresa CISS.

2.4.2 Layout

O estudo do arranjo físico da organização, também é de extrema importância tanto quanto o organograma. É através dele que se pode aperfeiçoar as condições de trabalho, aumentando o bem estar das pessoas, e consequentemente o rendimento.

Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas,equipamentos e matérias primas. (CURY, 2000, p.386).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com