TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Trabalho Universitário: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

Stress é a Epidemia do Milênio. O ritmo acelerado imposto pelo mundo moderno exige desde cedo uma postura exagerada de responsabilidades que podem gerar cansaço, fadiga, mal-humor e em última instância, até doenças cardíacas.

O estresse não é um fenômeno novo. Ele sempre existiu, nossos ancestrais, na Idade da Pedra, quando saiam para caçar precisavam de um certo nível de estresse para enfrentar os riscos que poderiam ocorrer.

A diferença é que nos dias de hoje, temos a consciência de seus efeitos positivos ou negativos, tanto sobre nós mesmos, quanto nos locais de trabalho

Qualidade de vida

Stress é a Epidemia do Milênio. O ritmo acelerado imposto pelo mundo moderno exige desde cedo uma postura exagerada de responsabilidades que podem gerar cansaço, fadiga, mal-humor e em última instância, até doenças cardíacas.

O estresse não é um fenômeno novo. Ele sempre existiu, nossos ancestrais, na Idade da Pedra, quando saiam para caçar precisavam de um certo nível de estresse para enfrentar os riscos que poderiam ocorrer.

A diferença é que nos dias de hoje, temos a consciência de seus efeitos positivos ou negativos, tanto sobre nós mesmos, quanto nos locais de trabalho.

O que stress?

Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em "estado de alerta" e em condições de reagir. Em instantes, esses harmônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, dentre outros sintomas, denominados "reação de luta ou fuga". Acalmando-se, o corpo reequilibra-se.

O que é adrenalina?

A Adrenalina é um hormônio produzido por nosso corpo e tem a função de fazer nosso organismo se defender. Ela faz com que o sangue irrigue mais o coração o cérebro, os pulmões e os músculos. Isso para que fiquemos alertas, fortes e com todos os sentidos aguçados, para enfrentar o perigo. A produção de Adrenalina durante um certo tempo é benéfica para nós pois faz com que nosso organismo esteja apto a se defender de agressões. O problema é que nossas condições de vida fazem com que esse tempo seja muito longo.

Efeitos físicos e mentais

Há uma lista quase infinita dos efeitos físicos e mentais causados pelo estresse. Dentre eles podemos citar.

Efeitos físicos: dores de cabeça, palpitações, azia, reações alérgicas, dores lombares, insônia, indigestão, aumento do apetite, suor, gagueira, etc.

Efeitos mentais: dificuldade de concentração, agressividade, irritabilidade, passividade, ansiedade, dificuldade na tomada de decisão, sensação de fracasso, superatividade, perda da libido, medo, depressão, comportamento não cooperativo, etc.

Fases de evolução

Fase de alerta: ocorre quando existe reação a uma ação externa. Nesta fase podem surgir problemas fisiológicos como taquicardia (batimento mais rápido e forte do coração), respiração acelerada e suor frio.

Fase de resistência: é a luta do organismo contra a fase de alerta. O indivíduo pode controlar-se (neste caso o stress passa despercebido) ou continuar estressado. Normalmente nessa fase o corpo responde com mudanças de comportamento, insônia e descontentamento.

Fase de exaustão: persistindo a situação de stress, é possível surgir uma série de doenças crônicas. Neste último estágio podem aparecer problemas emocionais, hipertensão, úlceras, gastrites, fadiga crônica, diabetes, alterações no sono, dentre outras manifestações.

Mude seu estilo de vida

Alimente-se de maneira saudável e em períodos regulares.

Reavalie suas atividades e modo de pensar.

Não faça uso de tranqüilizantes sem orientação médica.

Evite o fumo, café e bebidas alcoólicas.

Mantenha, pelo menos, uma atividade física periódica, com orientação médica.

Administre seu tempo realizando uma atividade por vez.

Programe e tire férias anuais.

Crie e mantenha atividades de lazer.

Durma o suficiente para o seu descanso.

Resolva os problemas de forma racional, encarando-os positivamente.

Delegue atividades e aprenda a trabalhar em grupo.

Procure ser mais compreensivo e menos exigente.

Mantenha a mente alerta e o corpo relaxado.

Desenvolva um bom relacionamento interpessoal.

Procure conhecer seu organismo e respeite-o, não ultrapassando seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com