TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Artigo: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A qualidade de vida, esta diretamente relacionada com a autoestima ao bem estar pessoal e abrange uma serie de aspecto a capacidade funcional o nível sócio – econômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o auto cuidado, o suporte familiar, o próprio estado de saúde.

Conceito Qualidade de Vida

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano, esse método envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outras circunstâncias da vida. Essa qualidade prevê de um processo sócio econômico que isso por sua vez influencia diretamente no modo como um cidadão vai ser educada, a prática de atos saudáveis desde sua infância, o leva a melhor qualidade de vida quando se torna na fase adulta. Pois depende de cada um para chegar a essa boa forma. Uma boa alimentação, boa educação, pratica de exercícios físicos regulares, boas escolhas e saúde são as consequências desse sistema que se inicia com as possibilidades financeiras. No Brasil, qualidade de vida é facilmente associada a qualquer fator isolado, enquanto a minoria pode contar com oportunidades favoráveis para um viver saudável e promissor.

Qualidade de vida foi um conceito criado pelo economista (J.K. Galbraith), em 1958, que veicula uma visão diferente das prioridades e efeitos dos objetivos econômicos de tipo quantitativo. De acordo com este conceito, as metas político-econômicas e sociais não deveriam ser perspectivadas tanto em termos de crescimento econômico quantitativo e de crescimento material do nível de vida, mas sim de melhoria em termos qualitativos das condições de vida dos homens. Isso só seria possível através de um melhor desenvolvimento de infraestrutura social, ligado à supressão das disparidades, tanto regionais como sociais, à defesa e conservação do meio ambiente, etc. Geralmente, saúde e qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. Mas, não significa apenas saúde física e mental, mas sim que essas pessoas estejam bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.

Características importantes para a avaliação da qualidade de vida

Percebe-se, por estas características, que qualidade de vida envolve um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor. Isso quer dizer que a qualidade de vida passa pela necessária mudança de comportamento, vivência de valores, crescimento profissional e humano, disciplina e respeito, cuidados com os ambientes, atenção à saúde, vivência de uma espiritualidade.

Qualidade de Vida das Crianças e suas atividades físicas

Vivemos num mundo conturbado e moderno, onde os jogos eletrônicos ocuparam o lugar das longas horas de conversa com nossos avós que contavam suas histórias, das brincadeiras na rua, de roda, pega-pega, esconde-esconde, onde o correr, o brincar, os viveres eram mais valorizados.

É necessário resgatar essa vivência, dando a oportunidade de nossas crianças praticarem atividades físicas prazerosas e de muito movimento. Na infância a criança precisa correr saltar, andar, rolar, gritar, subir, lançar, etc. Desta maneira ela consegue extravasar suas angústias, torna-se mais feliz, comunicativa, disposta, sem falar no bem que estão fazendo para a própria saúde evitando doenças como a obesidade, diabetes, osteoporose, dislipidemias, doenças pulmonares crônicas, asma, depressão, ansiedade, diminuindo o risco de aterosclerose e suas consequências como angina (é uma dor no peito devido ao baixo abastecimento de oxigênio), infarto do miocárdio, doença vascular cerebral entre outras.

Pensando nisso é importantíssimo que haja incentivo para as crianças praticarem esporte, não de maneira obrigatória nem sequer em caráter competitivo, mas algo gostoso, com duração de 30 minutos em cinco dias semanais podendo chegar até ser praticado diariamente, sendo que o ideal é que se mantenha uma regularidade na vida da criança.

Há atividades físicas para todos os gostos e faixas etárias. Mas a atividade nunca deve ser imposta pelos pais e sim o que a criança deseja. Conheçam algumas modalidades esportivas:

• Natação

• Futebol

• Balé

• Ginástica

• Atletismo

• Corrida

Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papeis sociais do adulto. Nas últimas décadas tem-se destacado a importância da aquisição e da manutenção de hábitos saudáveis visando à melhora da qualidade de vida da população. Estudos sobre o sedentarismo e a obesidade da população jovem, revelam que ao se perpetuarem estas tendências comportamentais atualmente observadas, estima-se que em 2020, 73% dos adultos poderão apresentar disfunções orgânicas decorrentes da aquisição de hábitos alimentares e de prática de atividade física inadequadas.

Existem fortes evidências de que a obesidade, na qual 80 a 86% nos adultos é decorrente da sua infância e adolescência, ou seja, muitos dos hábitos adquiridos na juventude podem ser transferidos para a fase adulta. Alguns estudos sugerem que a obesidade infantil está mais associada à inatividade física do que a superalimentação, portanto, o sedentarismo é atualmente um dos grandes problemas da modernidade e também atinge a diretamente o adolescente.

Uma possível modificação nos programas de Educação Física Escolar poderia auxiliar na prevenção do sedentarismo das próximas gerações de adultos. Diante disso, sabe-se que, na maioria das escolas, os adolescentes não recebem informações suficientes sobre a correlação entre a aptidão física e a saúde. É interessante ressaltar, que atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com