TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Casos: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

A qualidade de vida no trabalho é o maior determinante da qualidade de vida. Vida sem trabalho não tem significado... Assim sendo, o trabalho passou a ocupar um lugar central na vida do homem, mais especificamente o trabalho organizacional. Através da revisão da literatura, verifica-se que não há uma definição consensual a respeito de qualidade de vida no trabalho, mas sim várias correntes ou abordagens. Porém esse tema esta freqüentemente associado à melhoria das condições físicas do servidor, programas de lazer, estilo de vida, instalações organizacionais adequadas, atendimento a reivindicações dos trabalhadores e ampliações do conjunto de benefícios. Entretanto, o atendimento a essas necessidades, envolvem custos adicionais, o que já é obstáculo para a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho. Considerando os aspectos acima mencionados, este estudo tem por objetivos refletir sobre o processo de trabalho da enfermagem e propor a implantação de um Programa Interdisciplinar de Apoio ao Trabalhador de Enfermagem que promova e mantenha a qualidade de vida no trabalho.

Palavras-chave: Qualidade de vida, sofrimento no trabalho, interdisciplinariedade, administração em enfermagem

LIFE QUALITY OF NURSING PROFESSIONALS

ABSTRACT

Life quality at work is a major determinant in life quality itself. Life with no work has no meaning... Therefore, work has been playing a central role in man's life, the organizational work more specifically. Through a literature review, one can see that there is no consensual definition concerning life quality at work, but in fact, several trends and approaches. Nevertheless, this theme is frequently associated to the improvement of physical conditions of the worker, leisure activities, life styles, adequate organizational facilities, workers' demands, and expansion of benefits. However, meeting these needs implies additional costs which is an obstacle for the implementation of life quality programs at work. Considering the topics above, this study aims at a reflection upon the process of the nursing practice and at proposing the implementation of an Interdisciplinary Program for Assisting the Nursing Worker in order to promote and maintain life quality at work.

Key words: life quality, work hardship/suffering at work, interdisciplinarity, nursing administration

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento científico, tecnológico e social tem alterado substancialmente o modo de viver do homem moderno, criando novas necessidades a serem atendidas. Entre outras, o homem necessita de reconhecimento e prestígio social e é através do exercício profissional e nas relações de trabalho onde ele dispõe de maiores oportunidades para atender a essas necessidades.

A sociedade vive uma época de transição. As modificações que ocorrem nos tempos modernos, são precedidas por tumultuosas variações nos costumes do indivíduo e no estabelecimento de suas prioridades pessoais e organizacionais. Mas nunca as mudanças foram tão rápidas, tão radicais e desconcertantes como agora, podendo acarretar problemas físicos e psicológicos.

E, decorrente desse descompasso entre a velocidade das mudanças e a capacidade humana de adaptar-se a elas, surgem reações como a insatisfação generalizada com o modo de vida, o tédio, a angústia, as ambigüidades, a ansiedade, a despersonalização, a frustração e a alienação no trabalho, entre outras. Esses fatores constituem-se na essência de mecanismos de autodefesa do homem, evidenciando assim a deterioração da qualidade de vida nos dias atuais.

A qualidade de vida no trabalho é o maior determinante da qualidade de vida. Vida sem trabalho não tem significado... Assim sendo, na sociedade contemporânea, o trabalho passou a ocupar um lugar central na vida do homem, mais especificamente o trabalho organizacional. De acordo com HANDY (1978) apud MORENO (1991), o trabalho dever ser visto como parte inseparável da vida humana, talvez sendo hoje a organização o principal meio para o homem adquirir sua identidade. O trabalho também é determinante de aspectos vitais como status e identidade pessoal.

FERNANDES (1988) afirma que não há uma definição consensual a respeito de qualidade de vida no trabalho, mas sim várias correntes ou abordagens. Porém esse tema esta freqüentemente associado à melhoria das condições físicas do servidor, programas de lazer, estilo de vida, instalações organizacionais adequadas, atendimento a reivindicações dos trabalhadores e ampliações do conjunto de benefícios. Entretanto, o atendimento a essas necessidades, envolvem custos adicionais, o que já é obstáculo para a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho.

No entender de WALTON (1973), qualidade de vida no trabalho visa proteger o empregado e propiciar-lhe melhores condições de vida dentro e fora da organização.

Segundo este autor para que a qualidade de vida no trabalho seja alcançada é necessário que o trabalhador tenha:

• COMPENSAÇÃO ADEQUADA E JUSTA

Refere-se ao salário justo ou à adequação entre o trabalho e o pagamento nos seus diversos níveis relacionados entre si.

• CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Os trabalhadores não devem ser expostos a condições físicas e psicológicas que sejam perigosas ou a horários excessivos de trabalho que sejam prejudiciais a saúde

• OPORTUNIDADE IMEDIATA PARA A UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE HUMANA

Para que os trabalhadores possam usar e desenvolver suas habilidades e capacidades são necessários: autonomia no trabalho, utilização de múltiplas habilidades, informação e perspectiva de crescimento profissional, realização de tarefas completas e planejamento das atividades.

• OPORTUNIDADE PARA CRESCIMENTO CONTÍNUO E SEGURANÇA

É importante que o trabalhador tenha a possibilidade de autodesenvolvimento, aquisição de novos conhecimentos e perspectivas de sua aplicação prática, oportunidades de promoções e segurança no emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com