TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Exames: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

DIRETORIA CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O POLICIAL MILITAR

Palestra elaborada pelo Centro de Educação Física e Desporto - CEFID

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA?

Ato de movimentar o corpo, proporcionando a ele, saúde física e mental.

AERÓBICA: CAMINHADA, CORRIDA, NATAÇÃO,

JOGOS, DANÇA, ETC.

ANAERÓBICA: MUSCULAÇÃO, LEVANTAMENTO

DE PESO, BARRA, ETC.

No Brasil: 69,5% da população é sedentária;

308.000 mortes/ano por DCV

uma morte a cada dois minutos

APOSTILA

DE

EDUCAÇÃO

FÍSICA

Instrutor:

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FÍSICO

O enfoque do treinamento na operacionalidade da tropa visa atender fundamentalmente ao interesse da Força e ao cumprimento da sua missão.

O enfoque do treinamento físico sobre a saúde atende de melhor forma aos interesses do militar e é relacionado com o seu bem estar, tendo objetivos e benefícios mais duradouros no tempo e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

É evidente que o enfoque operacional é mais presente nas funções afetas ao cumprimento de missões de combate, enquanto o enfoque da saúde é condição essencial para o desempenho de qualquer função, inclusive aquelas de cunho administrativo.

É fundamental entender-se o treinamento físico militar como um instrumento promotor da saúde antes de um instrumento de adestramento militar. Sendo assim, cabe ressaltar que a individualidade biológica deve ser respeitada e priorizada, mesmo que em detrimento da padronização de movimentos.

A relação entre o estado físico e a saúde do militar:

Trabalhos científicos têm demonstrado que a inatividade física, além de reduzir a capacidade física do indivíduo, acarreta vários riscos para a saúde e, também, que o baixo nível de aptidão física está relacionado com o aumento da prevalência de mortalidade precoce. A inatividade física leva a um quadro geral de hipocinesia e a um aumento proporcional de moléstias como as cardiopatias, diabetes, lombalgia e osteoporose, entre outras. O sedentarismo, além de ser um fator de risco importante por si só, ainda exerce uma influência negativa direta sobre diversos outros fatores como a obesidade, hipertensão, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, entre outros.

O exercício físico, além de estar relacionado com a prevenção de doenças, também está com a reabilitação de doenças crônicas, tais como a hipertensão arterial e doenças pulmonares obstrutivas, com a normalização do metabolismo da gordura, com o sucesso de programas de controle de peso e com a prevenção da perda de independência de idosos com osteoartrite.

Finalmente, tem sido demonstrado que a atividade física está relacionada com uma saúde mental positiva e com o bom humor dos praticantes. Sendo assim, um benefício adicional seria a maior alegria de viver, adicionando, provavelmente, além de anos à vida, vida aos anos.

A relação entre o estado físico e a eficiência profissional do militar

Existem evidências verificadas em diversos relatos, como os da campanha do Exército Britânico nas Ilhas Falkland e os das ações do Exército Americano em Granada, de que os militares bem preparados fisicamente são mais aptos para suportarem o estresse debilitante do combate. A atitude tomada diante dos imprevistos e a segurança da própria vida dependem, muitas vezes, das qualidades físicas e morais adquiridas por meio do treinamento físico regular, convenientemente orientado.

A melhoria da aptidão física contribui para o aumento significativo da prontidão dos militares para o combate, e os indivíduos aptos fisicamente são mais resistentes à doenças e se recuperam mais rapidamente de lesões do que pessoas não aptas fisicamente. Além disto, e mais importante, os indivíduos mais aptos fisicamente têm maiores níveis de auto-confiança e motivação.

Estudos comprovam que uma atividade física controlada pode melhorar o rendimento intelectual e a concentração nas atividades rotineiras, levando a um maior rendimento no desempenho profissional, mesmo em atividades burocráticas.

Os aspectos psico-físicos (área afetiva)

O treinamento físico militar desenvolve atributos da área afetiva que, estimulados e aperfeiçoados, irão atuar eficazmente sobre o comportamento, exercendo papel fundamental sobre a personalidade. São eles: resistência-tolerância; cooperação; autoconfiança; dinamismo; liderança; espírito de corpo; coragem; decisão; camaradagem; e equilíbrio emocional.

O estímulo

Faz-se necessário entender que haverá sempre uma relação de conflito entre o treinamento físico militar realizado de forma obrigatória e o prazer da prática de uma atividade física opcional, simplesmente. Neste sentido, ganham importância os estímulos de toda a natureza, notadamente os de natureza positiva, que vão despertar a motivação, minimizando o desconforto natural e estimulando a prática regular da atividade física pelo militar.

Efeitos fisiológicos do treinamento físico militar

O treinamento regular e orientado provoca, naturalmente, diversas adaptações no funcionamento do organismo humano. Estas adaptações trazem benefícios para saúde e propiciam condições para a eficiência do desempenho profissional.

Efeitos fisiológicos no sistema cardiopulmonar

- Aumento das cavidades e da espessura do músculo cardíaco com conseqüente lançamento no organismo de maior quantidade de sangue após cada contração (volume de ejeção).

- Diminuição da freqüência cardíaca, permitindo ao coração trabalhar menos, porém, mantendo a mesma eficiência, devido ao aumento do volume de ejeção.

- Aumento da capacidade de transporte de oxigênio pela hemoglobina, desempenhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com