TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Estaurante Felinni

Trabalho Universitário: Qualidade De Vida No Estaurante Felinni. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

A liderança é um processo chave em todas as organizações. O gestor deve ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele, motivando-as. A liderança é uma forma influência e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. Existem três abordagens teóricas sobre a liderança: teoria dos traços de personalidade, teoria sobre estilos de liderança e teoria situacional de liderança. A liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais. No campo da administração, uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. O estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.

DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA

1.1 O QUE É LIDERANÇA?

Segundo a enciclopédia (Mirador Internacional, 1987, p. 6790). “Liderar vem do inglês, to lead, que significa: conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, capitanear, atravessar”. Seu registro esta datado em 825 d.C. Há, porém, uma correlação entre os diversos conceitos de liderança com a palavra procedente do latim, ducere, cujo significado é conduzir (no português - duzir, precedido de prefixos), que influenciou as derivações de to lead. Em 1300, documentou-se lea der, “condutor, guiador, capitaneador”, sendo aquele que exerce a função de conduzir e guiar.

Neste mesmo momento histórico, surge leading, substantivo de to lead, traduzido por “ação de conduzir”, Já em 1834, emerge a palavra Leadership significando “dignidade, função ou posição de guia, de condutor, de chefe”.

Para James C. Hunter (2004, p.25), em seu livro O monge e o Executivo, “Liderar é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Podemos encontrar inúmeras definições para o tema liderança, onde cada autor resume de sua maneira. Entretanto, e consenso em quase todas as definições que: “Liderar é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados nos objetivos da organização. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Liderar é ter habilidade de estimular as pessoas a serem grandes executores e formadores de opinião. É dirigir, motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente ou em grupo, dar o cenário completo, preparando para uma atuação focada em resultado”.

1.2 O QUE É O PODER?

Para James C, Hunter (2004, p.26), em seu livro O Monge e o Executivo. Poder: “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com