TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é O Sujeito Surdo, Sua Cultura E língua.

Artigo: Quem é O Sujeito Surdo, Sua Cultura E língua.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

Quem é o sujeito surdo, sua cultua e língua.

O sujeito surdo é aquele que por algum motivo não pode ouvir, e por isto, o uso da linguagem de sinais faz com que estes surdos tenham possibilidades de se comunicar no meio onde vivem, porém como não possuem a audição, não ficam recebendo todo e qualquer conselho que lhes são impostos, estes possuem o dom de selecionar o que realmente vale à pena. Não possuir audição não é necessariamente deficiência, mas sim diferença, que pode ser para melhor.

A palavra cultura nos remete um conjunto de pessoas que seguem um mesmo pensamento, uma mesma linha de raciocínio, com algumas divergências, mas que seguem um mesmo “ritmo” de vida. Logo a cultura de surdos, é aquela em que se têm surdos vivendo com costumes parecidos e que pode haver mudanças quando se muda de uma região a outra, ou seja, quando nos deparamos com grupos sociais diferentes, e isto pode perceber que, em cada região do mundo, bem como nós ouvintes temos diferenciações nas culturas, os surdos também as tem, dentro de sua linguagem.

Era uma vez um grupo de sapinhos que organizaram uma competição.

O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta. Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores. A corrida começou e sinceramente, ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Eles diziam coisas como:

'Oh, é difícil DEMAIS; Eles NUNCA vão chegar ao topo. ' ou: 'Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!'

Os sapinhos começaram a cair. Um por um só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto. A multidão continuava a gritar: 'É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!'

Outros sapinhos se cansaram e desistiram, mas UM continuou a subir, e a subir, este não desistia! No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!

Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu?

Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para

atingir o objetivo? E o resultado foi: Que o sapinho campeão era SURDO!!!!

Ser deficiente auditivo ou ser surdo faz a grande diferença, ao invés de ficar dizendo que essas pessoas são portadoras de uma doença, deveríamos dizer que são portadoras da cura de muitos problemas entro de nossa comunidade.

O ser humano tem o péssimo habito de escutar demais e por isto acabar por ser manipulado, ou então desmotivado de muitas coisas em sua vida, logo, um surdo que usufrua como pode de sua doença, aprendendo a lidar com suas diferenças e valores, faz com que estes sejam pessoas realmente humanas, compreensivas, educadas, motivadas e motivadoras.

Enfim, deficientes auditivos não são portadores de uma doença, até porque portador seria uma pessoa que tem alguma coisa e que pode ficar sem ela a qualquer momento, mas sim são pessoas normais como todo ser humano mas com um diferencial, por esta impossibilidade de escutar o próximo se fez inteligente o bastante para conseguir se comunicar em sua comunidade, e além de tudo ser pessoas possuidoras de uma grande qualidade, vêem as coisas por todos os ângulos por si só, e não ficam seguindo somente conselhos alheios.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »