TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigos Científicos: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Recrutamento e Seleção

As metodologias mais usadas nesse processo

Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

O recrutamento de pessoal subentende, sempre, o mercado de trabalho.

Recrutar significa chamar, atrair, ir ao encontro de pessoal que possua pelo menos

qualidade mínima capaz de atender às necessidades da empresa (FERREIRA, 1999).

O recrutamento é um processo organizacional que “convida” as pessoas que se encontram no mercado de mão de obra para participarem de um processo de seleção da empresa, tendo como finalidade atrair um número satisfatório e adequado à organização, de profissionais necessários para uma futura ocupação de um cargo, função na empresa. Este processo deve sempre estar atento ao tempo despedido para esta ação, aos custos e à otimização para a fase posterior que é a seleção.

Justificativa

A importância do recrutamento e seleção e os métodos utilizados no processo traz a organização uma melhor visão para identificar talentos e com isso verifica-se o perfil, a postura, a experiência, a expectativa salarial, o potencial de crescimento, entre outros.

Quando se inicia a fase de seleção dos candidatos propriamente dita, depois da triagem dos currículos, são realizados testes de conhecimentos, para assegurar o mesmo nível de conhecimento entre os candidatos. Isso é muito interessante, principalmente para os cargos nos quais estes testes são realizados, pois é necessário um certo nível de conhecimento técnico que não pode ser medido por meio de outras etapas do processo, como a entrevista.

Uma característica importante da empresa é que, sempre que possível, tenta-se fazer um “reaproveitamento” dos candidatos que participaram do processo, mas que não foram selecionados, o que significa redução de custos dentro do processo de contratação.

A vantagem competitiva está ligada diretamente a quem consegue

identificar o real conhecimento das pessoas. Encontrar profissionais capazes

de desenvolver as funções exigidas por um cargo em aberto numa empresa

pode se tornar em tarefa árdua, demorada e desgastante. A grande quantidade

de candidatos, muitos deles equivocados, que se apresentam diante de qualquer

oferta de emprego, acaba por proporcionar uma perda de tempo para quem está

recrutando.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »