TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Exames: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

JÉSSICA LEÃO BRAGA RA 7988720538

JORGE RENATO PINTO GUIMARÃES RA 7701657299

JOSÉ MARIA LOPES VARA RA 7598655108

JOSIANE GOMES FONTES RA 8345781637

MARCIA PEREIRA AMORIM RA 7982711862

TÉCNICA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROFESORA- MA. ROSEMEIRE FARIAS

PROFESSOR-TUTOR EAD- LUÍS CARLOS DE MELO VIEIRA

ANANINDEUA-PA

ABRIL/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO..........................................................04

DESCRIÇÃO DO CARGO................................................................................05

FONTES PARA RECRUTAMENTO.................................................................08

ANUNCIO DO GARGO....................................................................................08

ELENCO DE COMPETENCIAS DO CARGO..................................................09

SUGESTÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO......................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................13

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................14

INTRODUÇÃO

As Organizações de ponta estabelecem sistemas eficazes de Recrutamento que definem claramente o perfil das pessoas passíveis de nela alcançarem sucesso.

Saint-Clair Lopes

Há uma grande importância para as organizações de hoje, que na questão de recrutamento e seleção sendo utilizado de maneira eficaz proporcionará as mesmas, mais sucesso ao integrarem colaboradores mais eficientes e comprometidos com a visão da empresa, ou seja colocando profissionais capacitados para ocuparem o cargo que se esta sendo ofertado através de oportunidades dada pelo mercado de trabalho em que resulta no recrutamento e na seleção. Isso acontece porque quando se cria no mercado muita oferta de trabalho funciona como uma corrente ligando recrutamento com a seleção que é a etapa que filtra os candidatos previamente selecionados pretendidos a vaga.

Através da metodologia utilizada em pesquisas bibliográficas, partiu daí uma investigação exploratória a fim de enfatizar através dos conhecimentos adquiridos pelos autores a importância de um bom recrutamento e seleção para que as empresas não tenham que arcar com tantas demissões e rotatividade de pessoal.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

Proposta de contratação de Analista de Recursos Humanos para empresa “Brasil Confecções”.

A cultura organizacional da confecção é vista primeiramente pela ação desempenhada pela alta gerência na pessoa do Sr. Armando em tomar a decisão, em relação à criação do cargo (Analista de Recursos Humanos) sendo que essa decisão em conjunto com os outros membros da organização, acontece pela necessidade de um Recrutamento e Seleção com mais olhar técnico e humanizado, e assim agregar ao numero de colaboradores mais experiências específicas, com a entrada de novos nichos de mercados tanto em nosso país quanto no exterior, visualizando que esta empresa passa por um processo de crescimento (de médio para grande porte).

Outro ponto presente que deverá fazer parte da cultura organizacional desta empresa é a criação e descrição dos cargos, como: Chefe de produção, Gerente de materiais, Gerente de Compras e etc, que hoje não é usualmente aplicado. Com essa nova perspectiva de crescimento, este profissional instalará uma cultura de treinamento e desenvolvimento dos setores e com isso será mais fácil avaliar os desempenhos tanto individual quanto setorial, em poder destes relatórios se terá uma dimensão da necessidade de entrevista com novos colaboradores e possíveis desligamentos por não adequação a nova gestão da empresa.

É uma necessidade determinante que através de Estratégias muito bem elaboradas, se poderá Contratar e Promover pessoas pelas suas capacidades e conhecimentos específicos ou múltiplos.

Hoje se sabe que, só ter o conhecimento técnico-profissional já não é mas suficiente para avaliar qualificação e sim, comportamentos, atitudes adequadas aos objetivos da empresa.

Como o mercado está cada vez mais exigente, e os novos consumidores em busca de melhor atendimento, preço justo, qualidade e respeito aos compromissos assumidos quanto a entrega. Esse consumidor hoje, pesquisa, negocia, sabe que está em suas mãos o poder que decidirá o sucesso ou o fracasso de muitas empresas.

Pressionada pelo mercado que até então era resistente a mudanças e inovações, vem apresentando sintomas de abertura, pois necessita a criação de cargos novos com pessoas qualificadas para facilitar e agilizar todo o processo de produção da confecção.

DESCRIÇÃO DO CARGO

CARGO: Analista de Recursos Humanos.

NÍVEL DE CONHECIMENTO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com