TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR RESÍDUOS SÓLIDO NA CIDADE DE PORTO VELHO

Por:   •  28/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

    RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA POR RESÍDUOS SÓLIDO NA CIDADE DE PORTO VELHO

RDFEEFEF [a]

SANTOS, Liliane da Silva

ZANETTI, Elizabeth

LINHA DE PESQUISA

 ÁREA: SUSTENTABILIDADE  ORGANIZACIONAL

SUBÁREAS

AMBIENTE E SUSTENABILIDADE

[b][c]

1. ASSUNTO                


GESTÃO PÚBLICA        

2. LINHA DE PESQUISA:        


CONTABILIDADE PÚBLICA E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA


3. TEMA        


CONTABILIDADE PÚBLICA E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA:        
Lei de Responsabilidade Fiscal no Âmbito Público Municipal        

1.PROBLEMATIZAÇÃO [d] 

Há um mecanismo ou procedimento para o diagnóstico, análise e intervenção sobre as repercussões para uma mudança nas condições de coleta do lixo?

 

2.HIPÓTESE  

Analisando a atual situação a que se refere a metodologia utilizada para coleta e descarga de lixo identifica-se as inúmeras possibilidades para a correta execução, realização do manejo sanitário para preservação do meio ambiente deve ser realizado pelo Poder Público zelando pela defesa e preservação do meio ambiente, tratando-se de seu dever constitucional.

Com isso, se fazer a Recuperação ambiental realizando a remoção completa de todo o lixo depositado, transferindo-o para um aterro sanitário e em uma etapa posterior tratar seu subproduto de todo o esforço humano que é o chorume que terá de ser também trabalhado pelo poder público.

3 JUSTIFICATIVA

        Saber que os resíduos sólidos urbanos, industriais, comerciais e de saúde produzidos na cidade de Porto Velho-RO são descartados de forma rudimentar e errada em uma área urbana, evidencia a importância de se realizar estudos para identificação e implantação de técnicas a serem empregadas na mitigação e recuperação da área de que houve o impacto ambiental.

4 OBJETIVO

4.1 OBJETIVO GERAL

        - Caracterizar a área impactada com diagnostico e metodologia, para a recuperação com técnicas da área atingida onde o impacto ambiental negativo seja o minimizado.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        - Estudar métodos para a reparação ambiental da área degradada da atual lixeira do município de Porto Velho, contemplando a população local, denominada Vila Princesa;

        - Levantar os parâmetros para recuperação dos danos causados ao solo, em sua superfície, vegetação e água potável;

        - Implantar o PRAD - Programa de Recuperação de Área Degradada para exigir do empreendedor a recuperação, remediação e minimização de danos advindos de atividades potencialmente poluidoras, de intervenção antrópica em área de proteção e/ou passível de recuperação;

REVISÃO DA LITERATURA   A pesquisa deve estar fundamentada em autores e obras de renomes, em pesquisas já realizadas por Universidades e Centros de Pesquisas e, conforme a área, em Centros Laboratoriais, para sustentar epistemologicamente as argumentações e a análise dos dados que serão coletados.  Neste item que o aluno deve indicar as leituras que serão realizadas para a elaboração do TCC, evidenciando as primeiras ideias desenvolvidas sobre o tema, com algumas citações de autores lidos até o momento e comentários sobre elas, bem como indicando e comentando sobre obras que foram utilizadas para a realização do próprio projeto.  Em outras palavras, o aluno autor deve descrever as primeiras aproximações com o tema que será pesquisado e os principais autores que serão utilizados. É importante que pelo menos cinco autores sejam citados e brevemente explicados. Lembre-se: a) não se deve afirmar ou negar conceitos na pesquisa textual (exceto no item Introdução) sem estar acompanhado de uma citação que sustente tal afirmação; b) não se faz pesquisa de qualidade sem fontes de referências, sem uma crítica leitura prévia e muito estudo.  

5 FUNDAMENTAÇÃO/REFERENCIAL TEÓRICO[e]

           O Serviço Social junto à área de Recursos Humanos tem como missão a promoção de assistência social através do desenvolvimento de projetos que visam proporcionar melhor qualidade de vida aos funcionários. A atuação da Área junto às questões sociais que envolvem o funcionário é desenvolvida de forma a proporcionar condições e instrumentos para a superação de dificuldades que interfiram no desempenho profissional e pessoal (BALDO et al, 2014, p. 98).

        Como em todo segmento de trabalho humano, o papel do líder, do gestor de pessoas, do intermediador, do mediador de conflitos, enfim, os aspectos que valorizam a qualidade no ambiente de trabalho com reflexos na qualidade de vida do trabalhador, estão também impregnados na vida profissional do Assistente Social.

        Segundo Nardi e Palma (2015, p. 124) a dinâmica do mundo do trabalho está em profundas renovações e desta forma, está aumenta os espaços presencial dos assistentes sociais, com uma presença marcante na área de Recursos Humanos, como acentua os autores:

Esses têm sido chamados a atuar em programas de “qualidade de vida no trabalho”, saúde do trabalhador, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais, círculos e qualidade, gerenciamento participativo, clima social, sindicalismo de empresa, reengenharia, administração de benefícios estruturados segundo padrões meritocráticos, elaboração e acompanhamento de orçamentos sociais, entre outros programas[...]

        Porém, há que se considerar que o papel de gestão de pessoas em relação ao desenvolvimento de ações para o bom ambiente organizacional requer o envolvimento de aspectos biopsicossoais individual, coletivo e de toda a estrutura da organização, e a presença do Serviço Social nestes programas de qualidade de vida no trabalho é resultado de acesso e capacitação da profissão específica da Administração Geral e Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com