TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue tecnologia e tecnologia educacional. A partir desses conceitos escreva com suas palavras, como o professor deve se preparar para trabalhar com seus alunos com o e-book, a hemeroteca e a lousa digital?

 R: Tecnologia engloba a totalidade de “coisas” que a inteligência humana foi e é capaz de imaginar e de criar ao longo de sua existência, além disso, tecnologia engloba a forma como os homens as utilizam e as aplicam no dia a dia. É o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos ordenados, colocados à disposição de um processo produtivo e de bens e riquezas.

Tecnologia educacional é enunciado como o conjunto de procedimentos (técnicas) que visam „‟facilitar‟ ‟ os processos de ensino e aprendizagem, com a utilização de meios (instrumentos, simbólicos ou organizadores) e de suas consequentes transformações cultural.

 Professores não capacitados para trabalhar com tantas novidades tecnológicas que surgem diariamente vai ter dificuldade de lidar com essa geração denominados “nativos digitais”. Já os alunos, ao contrário, dominam qualquer aparato que chega até suas mãos, entretanto sem nenhuma aplicação educacional.

Mas, para estar preparado para os “nativos digitais”, se o professor é um “imigrante digital”? Ou seja, as tecnologias não fizeram parte da infância e adolescência do professor, por isso sua formação e capacitação profissional é infinitamente menor em relação ao saber prático, de uso dos aparelhos que os “nativos digitais” fazem.

 Com um bom preparo, conhecimento e prática o professor vai ter facilidade de ensinar seus alunos e os resultados serão positivos, mas para isso acontecer ele precisa estar preparado tecnológica e educacionalmente.

  1. Relate o contexto histórico da tecnologia em 15 tópicos e explique como podemos aprender com a tecnologia nos dias atuais.  

R: A tecnologia pode e deve ser utilizada para o crescimento das pessoas e não as pessoas crescerem dependendo da tecnologia. Aprendemos com a tecnologia usando todos os dias, a prática vai crescendo pouco em pouco, podendo ser um apoio as tarefas do dia a dia, da velocidade na comunicação e na interatividade entre as pessoas.

Nas últimas décadas a tecnologia invadiu nossas vidas. Seja no trabalho, na rua ou em casa, estamos constantemente em contato com aparelhos como por exemplos: televisões, DVDs, micro-ondas, celulares, computadores.

 Percebe-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao homem muitas melhorias no seu cotidiano, modificando a compreensão do mundo, causando dessa forma uma necessidade significativa de uma readaptação do modo de vida na sociedade.

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

R: Educação: acesso à informação de qualidade com rapidez, apresentações multimídia, sites que auxiliam o professor com atividades pedagógicas.

Saúde: eficiência na descoberta e tratamento de doenças, recursos para um melhor atendimento, infraestrutura nos locais de atendimento.

Comunicação: diminuição de distâncias, redes de transmissão ao vivo, cobertura global por meio de satélites.

Meios de transporte: segurança nos carros, rodovias e ruas sinalizadas, maior velocidade e estabilidade.

Ciência: inteligência artificial, energia sustentável, impressão 3D.

  1. Como podem ser classificados os recursos didáticos?  Conceitue recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Apresente cinco exemplos de cada um e defina sua função.

 R: Podemos classificar recursos didáticos como:

  • Naturais: elementos de existência real na natureza, dentre os quais citamos: água, pedra, animais, árvores etc.
  • Pedagógicos: quadro, flanelógrafos, cartaz, gravura, álbum seriado, slide, maquete, globos, e outros.
  • Tecnológicos: Internet e seus dispositivos, rádio, toca-discos, gravador, televisão, vídeo-cassete, computador, multimídias, ensino programado, laboratório de línguas.
  • Culturais: biblioteca pública, museus, exposições.

Recursos didáticos independentes: quando não dependem de recursos elétricos ou eletrônicos para sua utilização e/ ou produção.

Exemplos:

  • Cartazes: material visual cuja mensagem pode ser expressa por uma ilustração, que pode ser complementada por frase simples, relacionada à figura. É um recurso que pode concretizar ou sistematizar ideias, mostrar etapas de um processo, auxiliar o leitor e sensibilizar para temas desejados.
  • Jornal: é um periódico impresso, dedicado à divulgação de informações, notícias e opiniões, cuja característica atingir é um grande público, em tempo relativamente curto.
  • Peça Teatral: possibilita a construção do conhecimento por meio do lúdico, do prazer, do corporal; pela criação e recriação de experiências que envolvem a sensibilidade, a percepção, a intuição e as emoções.
  • Fotos: constituem importantes fontes de pesquisa e informações, podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, para introduzir e esclarecer novos conceitos, modificar conceitos errôneos, acompanhar discussões de grupo, recapitular um assunto já estudado, facilitar a compreensão de textos e estimular a imaginação.
  • Flanelógrafo: Trata-se de um recurso versátil, pois permite ao professor trabalhar diferentes informações sobre a forma de palavras, gráficos, símbolos ou imagens. Possibilita a distribuição das informações de maneira sequencial ou alternada.

Recursos didáticos dependentes: quando dependem de um ou de vários recursos elétricos ou eletrônicos para serem produzidas e/ou utilizadas.

Exemplos:

  • Computador: é o que mais tem contribuído para o avanço do conhecimento em nosso tempo. Seu funcionamento depende dos softwares, que são aplicativos ou programas de trabalho, que servem de intermediários entre o homem e a máquina. Esse equipamento muito versátil, não apenas armazena uma quantidade enorme de informações, como nos permite manipular dados.
  • Internet: é uma fonte inesgotável de conhecimento e informações. Através dos recursos oferecidos pela internet, o estudante (não apenas o aluno, mas o estudante, o pesquisador) pode interagir de uma forma nova com o mundo que o cerca. Pode interagir com pessoas do outro lado do planeta, através de chats, de programas de mensagem instantânea, ou através de salas de bate-papo.
  • Rádio: O rádio, embora seja um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira, tem suas limitações. Pode ser utilizado como um meio de disseminação de informações básicas, quiçá como meio persuasivo para a modificação de valores sociais. Destarte, pode ser utilizado como meio educativo.
  • Fita sonora e CD: a fita sonora pode armazenar mensagens audíveis, tais como textos orais, músicas, histórias, entrevistas, e outros, atualmente já está sendo substituída pelo CD, que possui maior espaço, melhor qualidade, e ainda pode conter não apenas dados auditivos, mas também imagens.
  •  VHS e DVD: são meios de armazenamento digital de informações. Ambos são muito úteis no meio educacional, usando-se como material audiovisual, podendo atingir os mais variados objetivos no meio discente.

5.  Em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem, explique por que devemos ter cautela ao aplicar atividades com os recursos computacionais?

  1. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a evolução da comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.  

Para assistir o vídeo, acesse o link do vídeo “História da Comunicação Humana”:  http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A

R: A evolução da comunicação se deu pela necessidade cada vez maior de estar conectado, precisar enviar e receber informações de forma cada vez mais rápida e eficaz. A comunicação está interligada à tecnologia e a evolução humana, pois com o passar dos anos o ser humano está cada vez mais necessitado de novidades e praticidades, com isso a tecnologia tem a sua função bem determinada, olhar para os apelos da nova era e criar novos conhecimentos para facilitar ainda mais a vida corrida do homem. A comunicação não ficou para traz, pois as evoluções que se tem até hoje são totalmente voltadas à rapidez e eficiência, todas essas mudanças e avanços são obtidos graças às exigências dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com