TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EaD E NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL

Por:   •  25/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR EaD

Campus URUÇUCA

ATIVIDADE VIRTUAL 1 DE FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM EaD

REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EaD E NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL

WILLIAN QUEVEDO TONELLI

SALVADOR

2022

1 PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Sem dúvida podemos afirmar que a educação é uma das áreas que mais apresentaram desenvolvimento nos últimos anos, a evolução na área tecnológica foi uma das maiores aliadas para o desenvolvimento do sistema educacional. Isto porque quando falamos em educação e formas de acontecer o ato educativo estamos antes de mais nada relacionando um ato comunicativo, que vai muito além da palavra falada, podendo envolver vários meios tecnológicos, que é fundamental para o desenvolvimento do EaD sendo os responsáveis por garantir a intermediação na relação professor e aluno, e ainda possibilitando a criação de materiais mais atrativos e flexibilizando o processo de aprendizagem.

O material didático utilizado na educação a distância é uma ferramenta chave no processo, de fato ele substituirá o professor em grande em sua parcialidade, assim saliento a importância de aspectos como interatividade, que o material tem a função de proporcionar aos alunos.

Neder e Prossari (2001 apud SANTOS, 2006) chama a atenção para as funções que um material didático assume nos cursos de EaD. São elas:  

  • Promover o diálogo permanente, ou seja, o material didático deve ser elaborado, pensando-se em estabelecer um diálogo constante com o estudante.
  • Orientar o estudante nas atividades de leituras, pesquisas e trabalhos que demandem interação com colegas professores e tutores.
  • Motivar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos do aluno sobre os temas trabalhados.
  • Possibilitar a compreensão crítica dos conteúdos, de modo que o aluno reflita sobre o que está aprendendo.
  • Possibilitar a avaliação da aprendizagem, através do acompanhamento permanente do processo, por meio de atividades e exercícios de autoavaliação.

Exemplos de matérias didáticos utilizados no EaD são do tipo impresso, audiovisual, multimidia e on-line, uma ressalva no que se refere a diferença entre mídia, material didático, e ferramentas no EaD que muitas vezes podem ser confundidas, tendo em vista que os suportes físicos ou digitais são os responsáveis pela comunicação entre professor e aluno, de outra forma que um material impresso por exemplo se caracteriza como mídia, ferramenta e material didático, por outro lado um documento disponibilizado via internet não pode ser considerado como um suporte físico afinal está disponível uma rede.

Relacionando em caráter pessoal essa nova vivência com o ensino a distância, é de grande valia comparar e pontuar diferenças entre o ensino presencial e o ensino a distância, cada modalidade com seu ponto positivo e também negativo. No ensino presencial a interação professor/aluno com garantia de uma oratória 100% presencial é o ponto mais agradável da modalidade para o aluno, porém no EaD a flexibilidade e gama de informações que os meios de comunicação nos proporcionam hoje é indiscutivelmente satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com