TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ACIDENTE DE TRABALHO

Por:   •  26/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  2.841 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO TÉCNICO DE ACIDENTE DE TRABALHO

1 – INTRODUÇÃO

O presente relatório trata de um acidente de trabalho grave ocorrido no dia 09 de abril de 2021.

O acidente ocorreu no sistema de transporte de óleo diesel no trajeto Curitiba – PR para Florianópolis – SC. Ao passar por Joinville – SC, o caminhão tanque apresentou um problema pneumático em seus freios.

Como o motorista Willian de Souza, possui o curso de MOPP para esse tipo de transporte, o mesmo decidiu frenar seu veículo adentrando no acostamento, sem sucesso, o caminhão tombou na ribanceira.

 O sistema de frenagem não funcionou conforme deveria pois houve perca da pressão no sistema. As causas mais comuns de perda de pressão ocorrem por problemas na vedação das válvulas, contaminação por óleo lubrificante do motor e acúmulo de água nos reservatórios de ar.

Para manter o bom funcionamento do sistema pneumático é importante que ele passe por uma revisão periódica, quando devem ser verificados o compressor, a válvula reguladora de pressão, o elemento secador e os dutos do sistema, além de fazer a drenagem da água acumulada.

Foi identificado que os danos causados ao meio ambiente foram inferiores ao invés de uma explosão. Como o tanque estava com 90% da sua capacidade (conforme manual do fabricante o tanque deve conter pelo menos 80% preenchido) o volume de líquido se espalhou menos rapidamente.

A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo do aquecimento global.

2 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: TECquímica S/A Nome de Fantasia: TECquímica - CNPJ: 10.111.222/00001-99 Endereço: Rodovia Monsenhor Claro - PR, KM 200 , Cidade: Curitiba UF: Paraná - Telefone (43) 3232-1010 - CEP: 77.100-000 - Número de trabalhadores: 150 Responsável pelo Empreendimento: Luiza (Gerente Geral)

3 – INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS

A TECquímica atua na atividade de transporte de produtos perigosos há proximamente 10 anos.

Seus funcionários são treinados e capacitados para atuar em vários cenários de crise, como acidentes, vazamentos, incêndios, entre outros.

Seus caminhoneiros estão acostumados a fazer o trajeto interestadual entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

A organização não apresenta dados de acidentes graves com vítimas nos últimos 3 anos. Os colaboradores consideram seguro seus equipamentos. A empresa oferece descanso aos finais de semana, por tanto, atualmente os motoristas trabalham de segunda á sextas-feiras das 08:00 às 18:00, evitando que dirigem a noite, onde as condições de segurança são menos favoráveis.

[pic 1]

4 - INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTADO

Nome: Willian de Souza Data de Nascimento: 11/02/1974 - (44 anos). Sexo: Masculino Estado civil: Casado. Ocupação: Motorista: 44 horas semanais. Empresa: TECquímica– Município de Curitiba - PR. Data do Acidente: 16/04/2021 Tipo de acidente: Acidente sem perda de tempo.

5 – INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO:

O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um combustível derivado do petróleo, inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. É utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) de automóveis, furgões, ônibus e caminhões.

6- INFORMAÇÕES SOBRE O MANUSEIO:

Manuseie o produto somente em locais bem arejados ou com sistemas de ventilação geral/local adequado.

7 – INFORMAÇÕES SOBRE CONTATO DIRETO COM O PRODUTO:

Seu transporte e manuseio devem ter cautela pois causa irritação à pele, danos ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmões se ingerido. Pode causar dano ao fígado e rins se ingerido.

Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Pode causar irritação respiratória (irritação da área respiratória). Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias. Este produto contém gás sulfídrico, extremamente tóxico e inflamável.

  • Caso ocorra inalação: Remova a vítima para local arejado e mantenha-a em repouso. Monitore a função respiratória. Se a vítima estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio. Se necessário aplique respiração artificial.

  • Contato com a pele: Remova as roupas e sapatos contaminados. Lave a pele exposta com grande quantidade de água, por pelo menos 15 minutos. Procure atenção médica.

  • Contato com os olhos: Lave com água corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procure atenção médica imediatamente.
  • Ingestão: Lave a boca da vítima com água em abundância. NÃO INDUZA O VÔMITO. Procure atenção médica.

Proteção do prestador de socorros e/ou notas para médico: Evite contato com o produto ao socorrer a vítima. Mantenha a vítima em repouso e aquecida. Não forneça nada pela boca a uma pessoa inconsciente. O tratamento sintomático deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos, metabólicos, além de assistência respiratória.

8 - DANOS AO MEIO AMBIENTE (ECO TOXICIDADE)

Em caso de grandes derramamentos o produto pode ser perigoso para o meio ambiente devido à possível formação de uma película do produto na superfície da água diminuindo os níveis de oxigênio dissolvido.

Contamina cursos d’água tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade, podendo vir a destruir a fauna e a flora do local do derrame. Escoamento para rede de esgotos pode criar riscos de fogo ou explosão. Os vapores são mais pesados que o ar. Insolúvel em água. Densidade: 0,820 – 0,865 a 20ºC.

 9 - SOBRE O VEÍCULO:

Marca: Volvo

Modelo: VM 270

Caminhão Tanque de Combustível com capacidade de carga útil mínima de 30.000 litros.

[pic 2]

[pic 3]

10 - PICTOGRAMA:

[pic 4]

11 - PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com