TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM MECATRONICA

Por:   •  12/8/2015  •  Monografia  •  5.550 Palavras (23 Páginas)  •  3.431 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS

Unidade de Vespasiano

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM

MECATRONICA

      [pic 2]

     FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS

Unidade de Vespasiano

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM

MECATRÔNICA

AGRADECIMENTO

[pic 3]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3.        A EMPRESA        

4.        ATIVIDADES EXECUTADAS        

4.1  Inspeção visual ao Reostato Eletele        

4.2 - Instalação do Inversor de Frequência WEG CFW 08        

4.3  Substituição de um relé temporizador COEL AE        

4.4 - Calibração conversor sonoro AS-SD04-0        

4.5  Parametização do Integrador Engeletro Microcont  20-10        

5.        CONCLUSÃO        

6.        RECOMENDAÇÕES        

7.        BIBLIOGRAFIA        

ANEXO I :QUESTIONÁRIO AVALIATIVO        

ANEXO II :DISPOSIÇÕES  FINAIS:        


  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos nota-se uma mudança de postura nas indústrias, a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandes vilãs do planejamento de uma indústria.  

Neste relatório de estágio supervisionado estou descrevendo as atividades que pude desenvolver e aprender, aprimorar meus conhecimentos, no que conserve a técnica prática e conciliando assim os referentes conhecimentos durante o estágio nesta empresa, onde trabalho atualmente.                                            

Interagir ao cotidiano industrial, vivenciando os problemas e dificuldades existentes, desenvolvendo assim o senso crítico e optativo ás necessidades de decisões e providências a serem tomadas.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Relatório de estágio realizado na empresa Mineradora Carmoca Ltdal, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

O objetivo específico do trabalho foi de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico as melhorias possíveis e necessárias dentro da empresa e a importância dos equipamentos no setor de manutenção industrial.

E consequentemente realizando o cumprimento curricular do curso Técnico em Mecatrônica realizado na escola técnica Utramig, no período de 2009 a 2010.

        

  1. A EMPRESA

A Mineradora Carmocal Ltda iniciou suas atividades no dia 09 de abril do ano de 2003 com o levantamento topógrafo e com os serviços de terraplanagem em seu terreno situado as margens da rodovia MG 439 KM 10 na cidade de Pains estado de Minas Gerais.

Seu primeiro processo produtivo teve inicio com a conclusão da montagem de seu primeiro forno, (CRI-MVSK) no sentido vertical de modelo Indiano, que teve seu primeiro processo de clinquearização no primeiro dia do mês de agosto de 2004, em seguida no mês de dezembro do mesmo ano com os moinhos e demais equipamentos em pleno funcionamento. A Mineradora Carmocal registrou o início de produção do seu produto final, (cimento), no mês de fevereiro de 2005. Iniciou o funcionamento de mais dois fornos no mês de novembro de 2007, o quarto forno com especificações idênticas aos demais iniciou suas atividades produtivas em 2008, o quinto forno de capacidade de produção bem superior aos demais começou a produzir em janeiro de 2011.

A partir desta data a empresa continuou sua expansão de acordo com seu avanço no mercado e avaliando condições na sua capacidade produtiva, por isso a Mineradora Carmocal ainda hoje se encontra em plena ampliação a fim de atender a demanda em seu fluxo de produção e qualificação da qualidade de seu produto.

  1. ATIVIDADES EXECUTADAS

4.1  Inspeção visual ao Reostato Eletele

Local - Setor moagem de cru, área 08, Reostato em banho de óleo utilizado para partida de motores trifásicos de anéis com rotor bobinado.

  • Esta inspeção tem efeito preventivo e é feita a cada seis meses, conforme o procedimento a seguir: Solicitação do desligamento do moinho, junto ao operador do equipamento;
  • Desenergizar o sistema de alimentação do reostato com a abertura da seccionadora 13.8 K volts;
  • Fazer o bloqueio com cadeado e etiqueta de manutenção, eliminando o risco de acionamento indevido;
  • Fazer teste local para constatar o não ligamento do equipamento;
  • Soltar parafusos da tampa do reostato;
  • Içar a tampa do reostato com uma talha manual para 500 kilos;

 Após a realização do desligamento e bloqueio elétrico referente ao reostato, abrimos o mesmo iniciando a inspeção visual, onde percebemos boa qualidade do óleo isolante (cor e densidade) indicando que o mesmo encontra-se com aparentes condições de uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (874.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com