TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Por:   •  7/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.190 Palavras (21 Páginas)  •  1.395 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

Curso de bacharelado em EDUCAÇÃO FÍSICA

ISAMARA DE MELO LOPES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II

Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde

Curso de Educação Física (Bacharelado)

Nova Friburgo – Rio de janeiro

        2020

[pic 2]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

Curso de bacharelado em EDUCAÇÃO FÍSICA

ISAMARA DE MELO LOPES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II

Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde

Curso de Educação Física (Bacharelado)

Trabalho apresentado ao Curso de bacharelado em Educação física - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Relatório de estágio supervisionado obrigatório II - Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde.

Nova Friburgo – Rio de janeiro

        2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1         RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE        7

2        RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE        8

3        ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE        10

4        RELATO DA ANÁLISE DO LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO        11

5        METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO, NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE        12

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO        13

7        FICHAS DE OBSERVAÇÃO        14

8        RELATO DA PARTICIPAÇÃO        15

9        FICHAS DA PARTICIPAÇÃO         16

10        APRESENTAÇÃO DO PLANO DE REGÊNCIA        17

11        RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO SOBRE O PLANO DE REGÊNCIA        18

12        RELATO DE REGÊNCIA        19

13        FICHAS DE REGÊNCIA        20

14        ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO        21

15        FICHA DE ACOMPANHAMENTO        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS E CITAÇÕES        

INTRODUÇÃO

Há muito tempo a atividade física vem sendo mencionada como instrumento de recuperação, manutenção e proteção a saúde, podendo seus benefícios ser notados nos diversos grupos da sociedade, havendo sempre uma relação entre a prática de atividade física e a conduta saudável.

O estágio supervisionado, além de cumprimento de exigência acadêmica é uma das formas para um acadêmico experimentar a pratica profissional, podendo desenvolver capacidades como criatividade, independência e liderança. Estas são essenciais para formação do discente. Ainda, esta etapa pode proporcionar oportunidades para perceber e conhecer aptidões técnicas de uma modalidade. Além disso, o acadêmico se depara como um conjunto de conhecimentos teóricos, que poderá pôr em pratica no momento do estágio supervisionado bem como vivências reais do cotidiano, de forma que integre o meio acadêmico com a comunidade. O foco deste trabalho é expor a experiência vivenciada em um estágio acadêmico supervisionado em academia, na modalidade musculação.        

A academia, local onde são desenvolvidas atividades que proporcionem a seus alunos saúde, bem-estar, entretenimento e até um formato de competição, neste local, também chamado de estúdio, o profissional de educação física é o responsável por acompanhar todo treinamento dos alunos além de prescrever e orientar os mesmos. A importância da intervenção profissional se mostra, pois faz necessariamente com que o professor de educação torne-se preparado para fazê-lo de forma que se apresente a geração de resultados em formato seguro, correto e saudável para o aluno. É possível considerar o profissional de Educação Física como o principal responsável pela orientação técnica, tática e física de equipes desportivas, de praticantes do esporte em nível amador, dos assíduos frequentadores de academia, dos alunos na Educação Física Escolar, e diversas outras práticas de atividades físicas ligadas ou não a algum esporte.        

Independente dos objetivos que conduziram uma pessoa à procura da atividade física, e possíveis benefícios que a mesma possa alcançar quanto à melhoria da condição do ser humano, acredita-se que um fator primordial para que se possa alcançar os objetivos esperados com o máximo de eficiência, respeitando sua integridade física, psicológica ou moral é a conduta ética que o profissional terá durante o desenvolvimento de seu trabalho.

A execução de exercícios inadequados, com erros posturais e exercícios onde o aluno exerce posições maiores do que a sua capacidade física pode executar, pode causar lesões e danos permanentes. Seriedade e clareza, são fatores essenciais na hora de explicar como e quais exercícios serão ofertados para cada pessoa, já que cada um tem seu objetivo, as melhores formas de praticar determinadas atividades, manter os alunos praticando as atividades com a postura ideal, e fazer com que se aplique técnicas de respiração que irão os auxiliar em determinadas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com