TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.179 Palavras (17 Páginas)  •  16.061 Visualizações

Página 1 de 17

Aluno: GABRIEL MACHADO PASQUALINO

Relatório de Estágio Supervisionado

Relatório de conclusão do Curso de Instrutor de Trânsito pautado na observação de aulas em CFC A e B, solicitado no Módulo VI – Prática do Ensino Supervisionado.

Cidade: Aracaju/SE

Data: 12 / 06 / 2015

Aluno (assinatura): ______________________________

Relatório de Estágio Supervisionado

OSCAR SILVA NETO

Professor Orientador de Prática de Ensino Supervisionado

Avaliado em: ___ / ___ / ______.

Nota: __________

Professor (assinatura): ______________________________

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus por ter me dado forças e coragem de sempre seguir em frente e alcançar assim os meus objetivos. Em segundo lugar aos meus pais e minha família, que sempre me deram o suporte e o apoio necessário para que pudesse me dedicar aos estudos e minha capacitação técnica/profissional. E por fim, mas não menos importantes, aos colegas, professores, amigos e toda a equipe do CENTEP por proporcionar esse curso e me formar um Instrutor de Trânsito.

Identificação:

a) Estagiário

Nome completo: Gabriel Machado Pasqualino

Início do Estágio 09 / 03 / 2015 e término 29 / 05 / 2015 cumprindo 05 horas/aula teóricas, em CFC A no dia 12 de maio de 2015, no turno noturno, e outras 05 horas/aula em CFC B, sendo 3 horas/aula em veículo de quatro rodas e 2 horas/aula em veículo de duas rodas, no dia 29 de maio de 2015.

  1. Campo de Estágio (aulas de observação)

1) CFC CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES PARATY, situado a Rua Moizete Leite de Mendonça, nº 170, no Bairro Ponto Novo, na cidade de Aracaju/SE. Onde observei as aulas Teóricas e Práticas de Direção Veicular 2 e 4 rodas.

Telefone de contato: (79) 3217 - 6090.

Instrutores acompanhados:

CFC Centro de Formação de Condutores Paraty

        Kelson Santos Rosario

        João Batista

        Jaqueline

        André

Diretor de Ensino do CFC: Arisneto Pacheco de Menezes Filho

Caracterização do Campo de Estágio:

O curso teórico foi realizado em ambiente adequado, propício e proporcionou um excelente aprendizado e capacitação dos alunos. A localização é satisfatória, deixando a desejar apenas a inexistência de local para estacionamento. Apesar de possuir área para tal, o CFC a utiliza para guarda de seus veículos de ensino.

Com relação às instalações físicas, podemos destacar o tamanho do local como um ponto positivo para acolhimento dos alunos, bem como é visível sua ampliação em andamento, que nos garante futuras turmas de colegas a serem capacitados e os constantes investimentos da instituição para maior conforto de todos. A sala de aula é adequada em espaço físico, com cadeiras confortáveis, sala climatizada, iluminação e possui recursos didáticos como quadro negro, retroprojetor e caixa de som, estes, disponíveis para uso a critério de cada docente.

A equipe de professores com excelente nível de conhecimento e didática, em sua grande maioria, profissionais atuantes na área de trânsito e dessa forma trazendo exemplos práticos para facilitar o aprendizado, bem como aplicação de exercícios ou atividades em sala.

Em relação ao curso prático, fora ministrado em área de balizamento própria para a atividade, conforme regulamentação do CTB, disponibilizado pelo CFC Paraty, veículos do CFC também disponibilizados para dar dinamismo às aulas, onde tivemos oportunidade de vivenciar de forma interativa como seria um dia de aula como instrutor prático de trânsito.

Atividades desenvolvidas pelos Instrutores:

Cada instrutor foi responsável por transmitir e avaliar os alunos em uma parte do conteúdo total que compõem a grade curricular do curso. As disciplinas foram: Fundamentos da educação, Didática de direção veicular 2/4 rodas e Estágio Supervisionado. Diante do tempo que lhes foi concedido, cada instrutor procurou aproveitar da melhor forma e passar todo o conhecimento necessário para a formação dos alunos. Todos sempre muito prestativos e dispostos a ajudar mesmo que em momentos fora da sala de aula, disponibilizando contato de email e telefone para que tirássemos dúvidas. As avalia, Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros socorros e Medicina de Trafego, Noções de proteção e respeito do meio ambiente, Psicologia aplicada à segurança no trânsito, Mecânica básica, Prática ções foram definidas por cada um dos instrutores, adequadas à realidade de cada disciplina e aplicadas em sala de aula.

Alunos:

Durante todo o curso os alunos se confirmaram empenhados em dedicar-se ao curso. Ao decorrer das aulas era possível observador o envolvimento da turma como um todo nos assuntos explanados pelos instrutores, bem como a interação para o esclarecimento de dúvidas que corriqueiramente surgiam nas aulas. Durante as atividades em grupo passadas, também foi possível conhecer um pouco mais dos colegas e trocar experiências com os mesmos. Os resultados dos trabalhos foram excelentes, sendo em alguns casos, parte das avaliações da disciplina. Também durante as aulas, alguns aproveitaram para expor suas vivências e experiências do transito para exemplificar, debater e ampliar o conhecimento de todos. Essa troca de informações é o grande diferencial dessa turma. Parte dessa dedicação é possível de perceber pelo reflexo no resultado obtido nas avaliações, todos aqueles que se engajaram, obtiveram resultados positivos na primeira avaliação. Aos demais, coube um esforço maior para aprovação na recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com