TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS

Por:   •  3/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO- CAMPUS MATA NORTE

Gestão em Logística

WILLAME MARTINS DA SILVA

RELATÓRIO SOBRE AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS

Nazaré da Mata

2017

WILLAME MARTINS DA SILVA

AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS

Relatório realizado sob a temática das novas abordagens do setor de gestão de pessoas e seus desafios, objetivando o entendimento dessas novas tendências.

NAZARÉ DA MATA

2017

SUMÁRIO

  1. Objetivos;
  2. Introdução;
  3. Desenvolvimento;
  4. Resultados obtidos;
  5. Discussão dos resultados;
  6. Conclusão;
  7. Referências.

OBJETIVOS

- Identificar competências que tornam as organizações aptas para o mercado;

- Identificar problemas e solucioná-los;

- Identificar desafios para obter o sucesso no mercado;

- Analisar de que maneira o setor de gestão de pessoas pode agir para que a empresa se adeque as exigências do mercado;

- Compreender as estratégias imprescindíveis para o crescimento e sucesso da organização.

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa à explanação do tema relacionado às novas tendências do setor de gestão de pessoas e de que forma essas tendências podem ser aplicadas na área logística.

Tendo em vista que organizações e colaboradores visam conquistar e preservar seu espaço no mercado, o qual é bastante dinâmico e competitivo, o desafio da gestão de pessoas é a ferramenta necessária para a concretização desse sucesso, pois só através de um gerenciamento adequado e de posse de estratégias eficazes, é que as organizações estarão aptas para competir no mercado e conquistar seu espaço.

Diante de um cenário competitivo e cada vez mais exigente, as organizações para se destacar no mercado, precisam investir no colaborador, pois um colaborador bem treinado e motivado, age em benefício do crescimento da empresa, mostrando que a mesma é capaz de criar, recriar, inovar e dinamizar, se diferenciando assim das demais.

Dentro desse contexto, há uma discussão SOBRE a importância de mudanças no papel das pessoas dentro das empresas e o quanto é imprescindível enxergar no indivíduo um colaborador, um parceiro e não um patrimônio da organização. Sob essa perspectiva de mudanças no perfil profissional, onde o indivíduo é visto como parceiro, alguém indispensável para a empresa, se faz necessário identificar as diferenças e as relações entre competências individuais e organizacionais, para inserir o profissional no perfil exigido pelo mercado.

DESENVOLVIMENTO

A Gestão de Pessoas surgiu confrontando as concepções e estratégias desenvolvidas pela Administração de Recursos Humanos, trazendo um novo olhar ao papel do colaborador, às suas qualificações e competências, e ainda, novas abordagens estratégicas para utilizar essas competências em prol do crescimento da organização.

Segundo Gil (2001, p. 17) “A expressão gestão de pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações”.

Dentro desse contexto, a gestão de pessoas possui um papel muito importante na empresa, pois esse setor é responsável pelo monitoramento e qualificação do colaborador na empresa, como também, cabe a esse setor, a contratação e a dispensação do colaborador, quando este não mais atende as exigências da empresa.

Além disso, a gestão de pessoal é dividida em cinco fases, são elas: Contábil (1930), Legal (1930 a 1950), Tecnicista (1950 a 1965), Administrativa (1965 a 1985) e Estratégica (1985 até os dias atuais). Na primeira fase, os trabalhadores eram vistos como números, sob uma perspectiva contábil, na segunda fase, surgiu o chefe de pessoal, nessa fase houve o fim dos chefes de produção e passou a valer as normas das Leis do Trabalho (CLT). A terceira fase é marcada pela implantação do modelo americano de gestão de pessoal. Há na quarta fase, houve o surgimento do gerente de recursos humanos e na Quinta e última fase, a fase estratégica, houve a implantação dos primeiros programas de planejamento estratégico ligados ao planejamento estratégico central das organizações. Surgiu a partir dessa fase, a preocupação das organizações com seus trabalhadores.

Nesse âmbito, a gestão de pessoas está relacionada ao Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações, contribuindo para que o comportamento destas se adaptem as mudanças e exigências do mercado.

RESULTADOS OBTIDOS

A partir de todas as informações aqui explanadas e de todas as analises feitas, é constatável que a gestão de pessoas influencia diretamente no mercado e possibilitam subsídios as empresas, para que se inspiram no mercado, adequando-se as constantes mudanças impostas pelo mesmo.

Para a concretização desse processo, é preciso que o setor de gestão de pessoas, motivem, treine e qualifiquem seus funcionários, sabendo reconhecer o trabalho bem sucedido dos mesmos. Também é importante observar e disponibilizar os melhores recursos, para que esses profissionais desempenhem, de maneira eficaz, as suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com