TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA

Por:   •  28/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AVALIATIVA 2 2021. 1

NOME: ELAINE DIAS DE ANDRADE            9° PERÍODO DE PSICOLOGIA

Disciplina: CLINICA DE BASE COGNITIVA

Valor: 10 pontos

Data da entrega: 28/06/2021

E-mail para entrega: trabalhosprofjuliana@gmail.com

Obs.: No campo assunto, do e-mail, o aluno deve colocar seu nome completo e seu período.

Nesta etapa nos estudados a atuação da TCC dentro de alguns transtornos. Dentro do estudados, nos conhecemos um pouco do que a abordagem propõe para o trabalho com o paciente com TRANSTORNO OBCESSIVO COMPULSIVO (TOC).

Partindo deste pressuposto, a atividade desta etapa propõe que você assista o filme TOC-TOC, e realize uma dissertação sobre o filme, ressaltando os aspectos clínicos dos pacientes e trazendo para a reflexão as técnicas que a Terapia cognitivo-comportamental possui para trabalhar esse transtornos.

INTRODUÇÃO

Como o próprio nome sugere, o filme trata com muito humor o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) demonstrando em seus personagens as diferentes formas de manifestação e de uma maneira sensível, retrata o sofrimento e dificuldade na convivência com o transtorno.O envolvimento acontece a partir do encontro de seis pacientes na sala de espera de um Doutor renomado especializado no assunto. Seu longo atraso resulta na divertida interação dos personagens que arriscam por si mesmos em realizar uma sessão de terapia de grupo. O transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC, costuma estar associado a quadros de ansiedade e possui como principal característica a presença de obsessões e/ou compulsões. Quem sofre de TOC sente-se vulnerável diante de pensamentos intrusivos e persistentes sobre algum tema específico e com comportamentos compulsivos os quais sentem-se impotentes na possibilidade de controle.

DESENVOLVIMENTO

O tratamento em grupo proporciona a possibilidade de compartilhar informações e experiências com outras pessoas que apresentam os mesmos problemas, diminuindo assim a percepção de isolamento e a vergonha que, em geral, acompanha os portadores do TOC. Além disso, vendo outras pessoas diminuir ou livrar-se dos sintomas aumenta a esperança de levar uma vida sem TOC. Geralmente, os participantes do grupo encorajam-se mutuamente para assumir os “riscos” e fazerem coisas evitadas por serem consideradas perigosas. (BRAGA, D. T. 2006).

 O Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC, está presente na vida de muitas pessoas, alterando negativamente suas formas de viver. Suas manifestações podem ser leves e quase imperceptíveis, como também graves e com alta frequência, associadas aos sentimentos de culpa, medo e ansiedade, interferindo na rotina pessoal, social e familiar do individuo. É necessário que o psicoterapeuta tenha conhecimento do transtorno e possa reconhecer os seus sintomas e sinais significativos, para orientar-se na condução da psicoterapia, e colaborar da melhor maneira com seus pacientes. Este estudo foi desenvolvido na disciplina de Estágio Básico III, e teve como objetivo analisar como o TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo interfere no comportamento humano. A pesquisa apresenta, por meio de bases teóricas, uma análise comportamental da personagem Blanca do filme Toc Toc, da provedora de filmes e seriados Netflix, baseado na Teoria Cognitivo-Comportamental, utilizando métodos de observação para coleta de dados e o método de pesquisa qualitativa. Mediante as observações realizadas, os objetivos do estudo foram atingidos através da percepção da relação entre as principais características do Transtorno Obsessivo-Compulsivo e os comportamentos da personagem, promovendo a construção e ampliação do conhecimento científico sobre a TCC e TOC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com