TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME ENSAOI SOBRE A CEGUEIRA

Dissertações: RESENHA DO FILME ENSAOI SOBRE A CEGUEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

DISCIPLINA: LITERUTURA PORTUGUESA MODERNISTA CONTEMPORÂNEA

PROFESSOR: ANDRÉ CORDEIRO

JOELMA DOS SANTOS FREITAS

RESENHA SOBRE O FILME ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

José Saramago; Nascido em1922 é o mais conhecido escritor da literatura portuguesa contemporânea e, depois de ganhar o premio Nobel tornou-se o mais conhecido escritor em língua portuguesa.

Saramago, que foi poeta e dramaturgo, escreveu ainda os romances o ano de Ricardo Reis (1984) e o evangelho segundo Jesus cristo (1991).

Ao assistir o filme pude perceber que ele retrata a vida do nosso cotidiano, pois há uma atmosfera onírica e surpreendente, que se aproximam as situações surreal e real por isso é fantástico. No filme ensaio sobre a cegueira, um surto de cegueira se alastra entre os habitantes de uma cidade, diante de um semáforo, onde vários motoristas esperam o sinal verde finalmente ele aparece, mas o carro que está à frente da fila não arranca. Depois de protesto e buzinadas, os motorista saem de seus carros verem o que está acontecendo e surpreende-se, o motorista daquele automóvel havia subitamente ficado cego, em meio aquele caos um cidadão se aproxima do motorista e oferece-lhes ajuda, mas na verdade ele quer apenas aproveitar-se dele e roubar seu veiculo.

Depois muitos outros, sucessivamente, vão formando um cenário de caos e horror; os habitantes, um a um vão ficando cegos, e passam a ser liderados pela mulher do médico a única pessoa da cidade que não perdeu a visão, os serviços públicos vão sendo suspensos, começam a ocorrer assaltos a supermercado, as pessoas não consegue sair de casa, corpos se amontoam pela cidade, em estado de decomposição. Os valores e os papeis passam a praticar atos e crimes os mais sórdidos.

No final do filme, as pessoas voltam a recuperar a visão, mas estão agora irremediavelmente modificados, porque depois da experiência, já não podem ver o mundo da mesma forma que antes, a visão que se tem realidade está associada diretamente á consciência de cada individuo, que por sua vez é conduzido pelo narrador ao mundo da cegueira para emergir dele uma visão cada vez mais clara e ampla da realidade.

Vive-se a ética da desrazão, pois o filme o qual todos são vitimas também se percebe que por um lado brutaliza o ser humano levando-o á condição de animal irracional onde são trancados no galpão sem condições nenhuma de sobrevivência adequada, longe de outras, mas por outro lado aproxima as pessoas.

Ele é impressionante comovedor parece ser um marco na literatura brasileira e nos dias atuais, onde as maiorias das pessoas ficaram cegas de afeto, de companheirismo, compreensão etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com