TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PCP E LOGISTICA

Por:   •  24/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios para o aumento da produtividade nas empresas é o uso correto e eficiente dos recursos que estão disponíveis no processo produtivo, tanto humanos quanto operacionais e materiais.

A demanda por produção em alta escala com a busca incessante para redução de custos, faz com que muitas empresas busquem ferramentas e soluções que conduzam ao uso eficaz dos recursos produtivos, visando em especial a redução de custos e aumento da capacidade produtiva em um curto período.

Este trabalho visa estabelecer o papel dos setores de PCP e Logística, sua responsabilidade dentro da produção e sua importância na empresa Max Solda, além de tratar de uma situação recorrente na indústria que é o desbalanceamento do nível de estoque.

Buscou também a descrever o desenvolvimento do gerenciamento de estoque através do Kankan para controle de estoque da organização, mostrar os resultados esperados com os frutos do trabalho desenvolvido e as referências utilizadas que serviram de base para o nosso artigo.

O objetivo geral desta pesquisa é elaborar um sistema Kanban para o gerenciamento de estoque da empresa Max Solda.

Como objetivos específicos, busca-se trabalhar os conceitos de estoque, gerenciamento de estoque e Kanban dentro da organização sob a óptica dos setores em foco (PCP e Logística) ao realizar uma revisão da literatura, posteriormente aplicando-a com foco em uma situação problema conhecida dentro do ambiente fabril, a gestão de estoque, para que possa servir como base de estudos em teorias aplicadas.

Espera-se que após a aplicação prática da literatura existente a respeito do sistema Kanban na empresa Max Solda, o sistema de gerenciamento de estoque seja satisfatório para as necessidades da empresa e seus clientes, além de que sirva de exemplo para projetos futuros como uma aplicação da ferramenta no gerenciamento de estoques de empresas.

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DE PCP

O PCP é um sistema de gerenciamento de produção cujo objetivo é prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, bem como melhorar os resultados da produção de uma empresa.

Ele serve para facilitar a gestão das atividades realizadas na produção, permitindo que os gestores tomem decisões mais assertivas.

Ou seja, com o PCP é possível gerenciar os recursos operacionais utilizados na produção, planejando e controlando todo o processo que envolve a fabricação dos produtos. otimizando o uso dos recursos, reduzindo os desperdícios e assegurando as entregas no prazo acordado, NÉ, fazendo assim com que a empresa consegue produzir com mais produtividade e qualidade.

O PCP não é responsabilidade de somente um setor da organização, mas, sim, de todos aqueles ligados à produção. Sendo assim, sua implantação deve ser feita em conjunto, determinando as responsabilidades e melhores práticas das diferentes áreas envolvidas na produção da empresa.

Por exemplo, a área de vendas deve desenvolver planos de produção conforme as projeções do mercado. Compras deve cuidar para que os materiais necessários para a produção nunca estejam em falta. A área industrial, por outro lado, deve monitorar os níveis de fabricação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com