TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: TRÂNSITO EM SÃO PAULO NO FUTURO

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

     

RESENHA: TRÂNSITO EM SÃO PAULO NO FUTURO.

 

O documentário possibilita importantes reflexões sobre o sistema e organização do trafego nas diferentes regiões do Brasil com ênfase na cidade de São Paulo que apresenta um trânsito mais intenso e caótico. No filme, o futuro do trânsito em são Paulo, levanta importantes reflexões sobre a questão da mobilidade urbana e a crescente expansão das cidades, abordando o tema tanto em uma perspectiva histórica quanto por meio do posicionamento e da representação profissional. O documentário aborda ainda, o sistema de transporte da cidade do México, onde se iniciou, a implantação do “metrôbus”. Um sistema de transporte coletivo que possui via exclusiva. Isso possibilita sua rapidez e evita transtornos como os engarrafamentos tão comuns nos dias de hoje, além de se reduzir a quantidade de gases poluentes.

            No documentário, questiona-se o alto investimento financeiro que parte dos setores imobiliário e automobilístico faz nas cidades e que muitas vezes cria uma relação de interdependência entre eles: cada vez mais as cidades recebem novos empreendimentos imobiliários e estes muitas vezes são afastados dos centros das cidades, onde trabalha a maior parte das pessoas. Assim, cria-se a noção de necessidade de se adquirir carros, e, em vista da constante expansão territorial, propulsiona-se a necessidade de ampliação das ofertas para o seu tráfego. Isso torna mais difícil a aceitação da população ao uso do transporte coletivo.

            Outro ponto importante para o problema do trânsito em São Paulo e em outras regiões do Brasil é a criação de novas ciclovias. Porém, isso não irá fazer automaticamente com que milhares de pessoas passem a usar a bicicleta cotidianamente, mas é mais provável que essa seja uma mudança que pode levar anos, talvez décadas, inclusive porque a existência de ciclovia não é a única variável que as pessoas levam em consideração ao decidirem usar bicicleta.  

            Portanto, o documentário o futuro do trânsito em são Paulo permite a reflexão sobre diversos aspectos a respeito do sistema de transporte brasileiro utilizado hoje, no Brasil e no mundo e a busca por alternativas que possam solucionar os problemas que esse sistema possui. Uma das mensagens centrais do documentário é que as cidades são planejadas para os carros, e não para as pessoas, e essa lógica precisa ser urgentemente modificada. Dessa forma, considera-se que as mensagens do documentário destinam-se a um público ampliado, não exclusivo a especialistas na área de planejamento urbano. Assim, essa obra pode ser vista tanto por pessoas que não têm um grande nível de apropriação nessas temáticas quanto por seus estudiosos. O documentário pode inclusive ser utilizado como recurso didático para estudantes de diferentes áreas, uma vez que aborda uma temática atual e diz respeito a diversos setores e áreas do conhecimento.

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com