TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA UA: MÉTODOS DE LEVANTAMENTO E DE ESTUDOS

Por:   •  3/10/2021  •  Resenha  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

 xx                                

        RESENHA

         UA: MÉTODOS DE LEVANTAMENTOS E DE ESTUDOS

                                                                                    Aracaju

         2021           

       

RESENHA

UA: MÉTODOS DE LEVANTAMENTO E DE ESTUDOS

 Resenha apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo

                                                                                e Enfermagem, sob orientação do Prof. Dr. Auro de Jesus  

                                                                               Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da

                                               disciplina de Metodologia Científica.                                                                                                    

Aracaju

2021

                            da Silva Nunes, Karina. Metodologia Científica.3. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

                         

                             

                             Karina da Silva Nunes é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Experiente na área de metodologia da pesquisa, ministra oficinas sobre fontes de informação impressas e onlines, aplicação de normas da ABNT, APA, Vancouver, etc., normalização de documentos, metodologia científica e ética na pesquisa. Presta consultoria a Editora com serviços de: revisões de publicações, normalização de documentos, etc. Professora conteudista na área de metodologia científica para empresas de soluções educacionais para EAD.

                              O referencial teórico da pesquisa é o grupo de ideias de vários escritores sobre o assunto, deverá escolher como será feito o levantamento de informações para compor o referencial. O levantamento bibliográfico é a busca de informações, em fontes bibliográficas, que relacionam ao problema de pesquisa e o fundamentam. O levantamento documental adota a coleta de dados, e também analisa informações de documentos que ainda não receberam tratamento analítico; tem dois tipos desses documentos: de primeira mão e de segunda mão. O levantamento de campo é realizado por meio da observação direta das atividades do grupo estudado.

                             Na pesquisa-ação é utilizado a metodologia sistêmica tendo o objetivo de transformar a prática observada com a participação dos indivíduos que integram a realidade estudada. Os passos que permeiam a pesquisa são: diagnóstico, ação, avaliação e reflexão. A pesquisa participante se assemelha a pesquisa-ação, porém os envolvidos são pesquisadores e pesquisados ao mesmo tempo, o pesquisador usa o diálogo como meio de comunicação mais importante e não desenvolve uma ação destinada a resolver o problema em questão. A pesquisa etnográfica estuda um povo ou grupo específico, utiliza técnicas de observação participante descrição e análise das interações do grupo pesquisado. Para ocorrer a implementação são seguidas três etapas. A exploração que é responsável pela escolha pela definição dos problemas, do local onde a pesquisa será implementada, execução dos contatos para entender o contexto estudado. Na etapa da decisão ocorre a busca sistemática de dados para que o problema seja devidamente entendido. A decisão é a explicação da realidade estudada que resulta na criação de teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com