TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ESTUDO DE CASO: AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE.

Por:   •  1/4/2020  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ESTUDO DE CASO: AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE.

Referência:

DEIGHTON, John;KORNFELD, Leora. Amazon, Apple, Facebook e Google. 514-P07. Harvard. EUA. 2013. Disponível em: <http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0310/Biblioteca_47956/Biblioteca_47956.pdf>. Acesso em: 04/03/2020.

        O estudo de caso foi escrito por John Deighton e Leora Kornfeld. Deighton é um importante professor, conhecido por sua influência em comportamento e marketing do consumidor, já Kornfeld é uma consultora e pesquisadora de mídia digital. O texto resenhado tem o título: Amazon, Apple, Facebook e Google; que detalha com uma abordagem clara sobre os casos de sucessos de empresas que dominaram o marketing digital.

        Os autores iniciam o texto alertando que nem sempre a internet foi a qual conhecemos hoje, que ela não foi projetada para ser um meio de marketing, e lembra ainda que antes ela era proibida de usar tais meios.

Segundo os autores a internet quando foi criada, por volta de 1950, a sua finalidade era para ser usada para projetos com fins militares, era uma defesa para criação de um sistema que pudessem identificar bombas.

Só depois que a internet veio a expandir-se e assim tornando-se global. Em 1995 ela foi privatizada gerando assim grandes mudanças e inovações. E já em 2003 ela estava voltada para pratica de marketing, sendo o Google dominante da propagando online, a Amazon em vendas online, o Facebook principal rede social e a Apple com os dispositivos de interface, todas bastante lucrativas.

         Os autores vão detalhando ao longo do texto sobre cada empresa, a Amazon que iniciou vendendo livros online, lembra que em 2001 ela reverteu 6 anos de perca com sua lucratividade de 5 milhões de dólares e a cada ano só aumentava, em 2013 por exemplo, os lucros já chegavam  a 57 bilhões de dólares. Com tamanha lucratividade a Amazon foi lançado novos produtos, um exemplo é o serviço de foi a web services colocar a disposição a computação em nuvem.

        A respeito do Google inicialmente oferecia apenas pesquisas. Sendo que antes de 1998 a maioria dos usuários acessava as pesquisas em outros sites, tipo Yahoo, AOL entre outros, esses portais além das pesquisas também exponham anúncios. Mas tudo isso mudou a partir do momento que o Yahoo escolheu o Google como mecanismo de pesquisa e assim ela começou a vender propaganda de anunciante de acordo com as palavras-chaves buscadas, sendo o serviço cobrado pelo numero de clique que recebia. Depois surgiu o Gmail, lançou a Google play para androids, Google Wallet entre outros, o Google teve um crescimento enorme, em 2012 mesmo com tanta inovação, a Google obtinha a maior parte dos seus lucros das pesquisas.

        A Apple mesmo com o seu fundamento em 1976, ela teve o seu crescimento expressivo por volta de 2009 a 2013, sendo considerada a uma das empresas de capital aberto mais valiosa. Ela entra na disputa economia da internet, um exemplo que em 2012 ela vencia o Google em acesso móvel a co-mmerce. A maioria dos aplicativos que eram baixados era da Apple, líder absoluta.

        Já o Facebook veio inovar as redes sociais, cerca de 153 milhões de pessoas visitam sua rede pelo menos uma vez por mês. Apensar de ser tão buscado ainda não tem forças em anúncios iguais ao Google.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com