TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Metodologia do Estudo e Pesquisa

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: METODOLOGIA

PROFª. ANGELO

                                                                                  ROGÉRIO B. WIENSKOSKI

                                                                       DATA DE ENTREGA: 19 DE MAIO  

Resumo de Metodologia do Estudo: Com base no livro “Metodologia da Pesquisa Social, capítulo 4: Elaboração de Projeto de Pesquisa”.

Metodologia da Pesquisa Social - Resumo do capítulo 4

No capítulo 4 do livro “Metodologia da pesquisa social”, os autores citam fatores, aspectos e exemplos de como pesquisadores iniciantes devem se comportar na “Elaboração de Projeto de Pesquisa”. Desde as razões para a escolha do tema, até a maneiras de colocar as ideias no papel, seja com resumos, resenhas ou com os diferentes tipos de fichamento conceituados no livro.

  1. Pesquisa

Nesse tópico, é abordado as razões que devem ser consideradas para a escolha do tema da pesquisa. É especificado também os fatores endógenos e exógenos que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma pesquisa.

As razões para se definir um tema de pesquisa surgem com a curiosidade, questionamento, indagação ou necessidade. A partir daí, deve-se impor delimitações, tanto no aspecto geográfico, quanto no histórico e temporal, em prol de deixa-la mais enxuta e mais objetiva. São os chamados recortes.

Como anteriormente citado, os fatores endógenos são de extrema importância na condução do projeto. É satisfatório que você tenha domínio conceitual e teórico da temática a ser exposta na pesquisa. Para que você não desista no primeiro obstáculo que aparecer, é importante ter prazer em se dedicar, e ter tempo para assim o fazê-lo, sem sacrificar sua vida pessoal e sua saúde.

Se você já tiver o prazer, domínio sobre o tema e tempo pessoal, irá faltar os fatores exógenos, aquelas que em pouco dependem de seus desejos. São eles: Tempo institucional, viabilidade e acessibilidade.

O tempo institucional é o período delimitado pela instituição de ensino ou outro responsável pela pesquisa. Como exemplo citado no livro, está o TCC em nível de graduação que geralmente se estende por no máximo dois semestres.

A viabilidade está condicionada com o orçamento, recursos e disponibilidades de equipamentos em relação ao seu tempo pessoal disponível e o da instituição em dispor desse dinheiro e material.

Já a acessibilidade é relacionada com a possibilidade de pesquisar tal perspectiva de perto. Caso não haja, deve-se julgar se será possível sem esse fator.

Após todos esses pré-requisitos concluídos, iremos para a construção da redação do projeto de pesquisa.

A redação do projeto exige uma introdução que comente a origem da pesquisa e a estrutura do trabalho. Exige também: Revisão bibliográfica, justificativa, fundamentação teórica e objetivos. Entretanto, essas exigências podem ser apresentadas já na introdução, que pode ser subdividido em subseções, caso se torne muito extenso.

É fundamental que a introdução apresente aspectos como relevância científica, social e fundamentação teórica, além de respeitar as regras da instituição. As regras do orientador também necessitam ser consideradas.

Com a apresentação do trabalho pronta, é hora de colocar suas ideias sobre o tema no papel em prol de convencer o leitor de que é importante realizar a pesquisa que você está propondo. Portanto, é necessário organizá-las de forma coerente e lógica embasadas nas mais variadas seleções de informações que se pode encontrar (atlas, almanaques, documentos oficiais, listas bibliográficas, biografias, almanaques, índices, enciclopédias, databases, dicionários especializados).

Para selecionar esse material é fundamental avaliar a relevância e a autoridade da obra sobre o tema. Assim como, o contexto histórico e geográfico que determinada obra se encaixa e se são válidos ao propósito da pesquisa.

Toda pesquisa científica necessita fonte. Portanto, é aconselhável que se anote tudo o que considerar relevante para a pesquisa por meio de fichamentos ou relatório de leitura.

  1. Fichamentos

O fichamento é uma técnica de registro e documentação de obras conhecida no meio literário. Essas obras podem ser científicas, filosóficas, técnicas, literárias ou jornalísticas.

Para realizar o fichamento de maneira adequada deve-se ler atentamente o texto consultado, além de identificar e compreender as ideias principais de maneira clara, coerente e objetiva.

Existem três tipos simples de fichamentos. São eles: Ficha bibliográfica, ficha de resumo -conteúdo- e ficha de citações.

A ficha bibliográfica deve ser breve e direta, com poucos detalhes. Deve conter o assunto, métodos, conclusões e a relevância da obra, além da contextualização da mesma com a identificação das fontes utilizadas, o campo de conhecimento e a indicação do lugar onde a obra pode ser localizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com