TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ANALITICO

Dissertações: RESUMO ANALITICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO ANALÍTICO

TÍTULO

Ética na Pesquisa Científica – O papel do Professor na Construção de Cidadão Crítico.

AUTORA

Claudia Maria Tagata

DADOS DA PUBLICAÇÃO

Rev. Ciên. Jur. e Soc. da Unipar. Umuarama. v. 11, n. 1, p. 115-125, jan./jun. 2008.

OBJETIVOS DA AUTORA NESSE TEXTO

Estimular o conhecimento e, ao mesmo tempo, preparar e integrar o profissional às novas exigências do mundo profissional.

DESCRIÇÃO DO TEXTO

Trata-se de um artigo que ressaltam questões sobre a ética, à formação digna e moral do cidadão, a qual é conseguida por intermédio da educação. Destaca a relevância da função do docente nessa formação, mediante aos desafios da evolução técnico-científica, mostrando a relevância da pesquisa científica na formação dos jovens da denominada “Sociedade da Informação”, mostrando a responsabilidade do docente nesse contexto. Ressalta a facilidade de ingresso aos conhecimentos e a frequência de plágios em pesquisas acadêmica, requerendo do docente a função de conscientizar os alunos para que invés de copiar e colar as ideias dos outros, estimular a leitura e a produção de textos inéditos. Enfatiza que é necessário formar cidadãos que aprendam a edificar uma sociedade mais digna e mais justa, com o desígnio de formar indivíduos mais conscientes de seus deveres, de sua função dentro de uma sociedade. Diz que a educação era instruída por intermédio da família, que tinha o auxilio das instituições de ensino, ultimamente, como a família vive postergada pela modernidade, e nem sempre os pais estão presentes, essa educação foi transferida para as instituições escolares e para os professores. Salienta que por meio dos trabalhos científicos, em que os docentes podem escolher por estimular os alunos a pensar, a serem críticos, acordando neles padrões éticos mais incontestáveis, ou podem escolher por beneficiar padrões baseados na insegurança, na insensibilidade, quando não avaliam a fundo o conteúdo dos trabalhos expostos, quando ficam impassíveis a presumíveis casos de plágio, não reprimindo e confirmando a ilegalidade do ato. Por fim, destaca a relevância de estimular e propiciar o desenvolvimento ético do aluno, uma vez que esse aprendizado irá refletir no modo de agir do profissional do futuro.

CONCLUSÕES DO TEXTO ANALISADO

Destaca a realidade na sociedade globalizada onde as coisas acontecem e não passam de uma realidade estática e acabada. Salienta que é necessária uma nova prática educacional que faça com que os educandos se voltem para a pesquisa, para a teoria crítica, para as descobertas. Destaca que a função dos profissionais que atuam na educação é de grande relevância competindo a eles estimular o educando a pensar por si mesmo, de sugerir os passos para que ele construa seu próprio caminho, tanto na vida acadêmica como na vida profissional, servindo de espelho para os educandos.

COMENTÁRIO DO ALUNO

Esse texto nos faz refletir sobre os alunos que estão inseridos em uma sociedade exigente e competitiva, precisando assim que cada um tenha consciência que é a partir do estudo que ele vai crescer enquanto pessoal como também futuro profissional. Outra questão importante que o texto aborda é como são realizadas as pesquisas cientificas, motivo de preocupação, pois infelizmente muitos alunos não querem ter o trabalho de ler, interpretar e produzir seu texto, fazendo apenas a pesquisa, o que encontra copia e cola sem se dar o trabalho muitas vezes de ler, é o que caracteriza o plágio. Essa realidade está presente constantemente, necessitando, portanto, que os educadores, fiquem atentos e orientem, exijam que haja ética e compromisso, desde cedo, pois a formação do aluno é contínua. Enfim um texto muito bom e rico para refletir e mudar essa realidade.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »