TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

R.H - Processos Gerenciais

Artigo: R.H - Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – POLO RECIFE

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

Acadêmicos:

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Recife, 03 Outubro de 2013.

1. PLANEJAMENTO

INTRODUÇÃO

O objetivo é apresentar resumidamente o conhecimento adquirido sobre o Processo Administrativo. Serão mostrados conceito e tipos, pesquisados em fontes pelos integrantes do grupo, onde cada um colaborou para obtenção da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO

O planejamento dentro de uma empresa ou organização representa a cima de tudo a fase inicial de uma função administrativa, e que serve de modelo para outras funções. Este planejamento envolve as metas que deverão ser cumpridas, os objetivos que deverão ser alcançados, e indica a forma de como elaborar todo o trabalho. Evitando assim um desgaste ou custo para a empresa.

O QUE É PLANEJAMENTO? (DEFINIÇÃO)

Forma que se gerencia ou estabelece um destino a ser seguido, algo que se deve planejar, tirar do papel, pela determinada empresa ou organização e se tornar concreto.

QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO? (TIPOLOGIA)

Planejamento estratégico, visão global de toda empresa.

Planejamento tático, com objetivos intermediários, de negócios, ou departamentos.

Planejamento operacional, com objetivo operacional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A etapa de planejamento é a primeira fase que antecede os outros processos, o administrador por ter uma visão de futuro, sente que o mercado precisa e vai direcionar o planejamento neste sentido. Sobre o ponto de vista do professor Shinyashiki ele mostra que aquele que não tem visão de futuro não consegue chegar muito além. É preciso chegar mais longe, fazer das oportunidades uma condição para dar certo, sabendo-se que existem dois momentos para enfrentar, que são: o presente e o futuro. Não se acomodar com o que já conquistou sempre ir avante, buscando novos recursos e novidades, pois a qualquer momento poderá surgir uma situação adversa, e o profissional com visão futura precisa enxergar com olhos de águia o que vem pela frente.

O ponto de vista do professor Paulo Barreto, mostra que tem um momento imprevisível no meio dos negócios que é a globalização, este mundo também poderá ser irresistível. Por tanto não podemos parar, e este profissional do futuro tem que ficar o tempo todo ligado nos avanços, nas tecnologias etc. Mesmo em meio a determinadas situações adversas, como o fracasso, porém nunca desistir. Se der algo errado, é mais um motivo para tentar não errar a segunda vez, e para que haja um futuro brilhante, é preciso ter visão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Anhanguera, 2010

SANTOS, Paulo Barreto dos. O desafio do administrador do futuro. Artigos.com.

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. In: Planejamento Estratégico.

2. ORGANIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

Esta função administrativa se apresenta como uma fase em que se determinam funções/cargos divide tarefas, procura a melhor forma para executar o que foi planejado. É a combinação de pessoas com recursos tais como tecnologia/materiais, que ingressam na organização para atingir um determinado objetivo. A organização, além de constituir pessoas, tarefas e administração, tem características importantes como conduta, estrutura e processos.

DESENVOLVIMENTO

Esta função está relacionada a um sistema aberto, e que é utilizada pelas empresas para alcançar metas e objetivos. A organização tem que está atenta ao que o mercado oferta constantemente, por isso, este projeto visa a capacitação de professores para que estejam dentro das necessidades pedidas do mercado. Auxiliando-os para que ele transmita a sua experiência aos alunos dentro de sala de aula. É a mistura de um esforço que cada um deverá fazer, porém com finalidades e um propósito coletivo.

Cada integrante do projeto ficará com uma parte dividida desta forma: Ana Maria: Coordena todo o projeto para que haja cumprimento das etapas / Dayane Freire: responsável por toda parte administrativa, inclusive matrículas de alunos, confecção de certificados / Murilo Monte: responsável por ministrar a as aulas nos períodos manhã e tarde / Severino José: responsável por ministrar aulas no horário da noite.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de todas as pesquisas que fizemos podemos concluir que, a organização praticamente constitui a plataforma que sustenta a instituição. Apesar de ser um conjunto de recursos físicos, porém é de suma importância para um projeto, ter um administrador que cumpra esta etapa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Anhanguera, 2010

Idalberto Chiavenato. Introdução á Teoria Geral da Administração, op. cit.

3. DIREÇÃO

INTRODUÇÃO

Seguido dos temas Planejamento e Organização resta fazer as coisas fluírem/acontecerem, este é o papel da Direção. As pessoas precisam ser direcionadas a funções/cargos, treinadas, motivadas e capacitadas para atingir resultados tão esperados. Portanto, a direção se refere às relações interpessoais (tais como gerência / chefia e subordinados).

DESENVOLVIMENTO

A direção interpreta os planos, e dão alternativas e instruções para a execução. Seguindo toda definição do projeto, do planejamento e organização, vamos alcançar os resultados positivos, conforme o planejado do nosso projeto, e para isso temos os gestores que fazem seu papel, liderando, motivando e contribuindo para o desenvolvimento do projeto. A escolha para os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com